Mais duas favelas com cara nova: Jardim Senice e Nova Tereza

O Programa de Urbanização de Favelas tem sido um dos principais focos da Secretaria de Habitação, tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população, dando prioridade às famílias de menor renda. Entre as 22 favelas que se beneficiam do programa encontram-se o Jardim Senice e o Jardim Nova Tereza.
O Jardim Senice, localizado no distrito da Vila Curuçá entre as Ruas Odilon Chaves e Padre Zeferino do Carmo, ocupa uma área de 18 mil metros quadrados e abriga aproximadamente 149 famílias que se encontram em condições irregulares de moradias e em áreas de risco. O mesmo acontece com o Jardim Nova Tereza, localizado na região de Ermelino Matarazzo, entre a Av. Dr. Assis Ribeiro e a Rua Jorge Cotrim. Este, por sua vez, ocupa uma área aproximada de 23 mil metros quadrados onde vivem 257 famílias em condições habitacionais precárias.
A Secretaria de Habitação iniciou em agosto de 2005 a primeira etapa do processo de obras de urbanização que incluem a canalização dos córregos existentes nas duas favelas. As obras começaram juntas, tanto no Jardim Senice como em Nova Tereza, e a previsão para o término é o primeiro semestre de 2006.
Segundo os moradores do Jardim Senice os benefícios que as obras irão trazer já começaram a ser notados logo nas primeiras fases da obra. Com uma organização admirável, a comunidade não se parece com uma favela, nome que os próprios moradores não gostam de usar. O resultado de toda a organização da comunidade é o fato de que todos os lotes estão devidamente regularizados. O mesmo acontece com os lotes dos moradores de Nova Tereza. A região também é privilegiada pela organização dos moradores locais, que já sentem a melhoria da qualidade de vida devido aos beneficios das obras.
O principal objetivo da Secretaria de Habitação, com a intervenção nessas duas regiões, é eliminar os riscos de vida e acidentes causados por fatores geotécnicos, os chamados desabamentos. Outra preocupação também é evitar e diminuir a ocupação desordenada e com isso melhorar as condições ambientais e de saúde das favelas e da cidade.
As obras no Jardim Senice e em Nova Tereza estão sendo realizadas simultaneamente e parte do trabalho é subterrâneo, objetivando a drenagem da água pluvial dos lotes através de um processo de canalização. Também serão construídos muros de arrimo, que dão estabilidade às casas, com um excelente material que tornará a obra duradoura.
As obras contam com a implantação de redes de saneamento básico e drenagem; construções de guias e calçadas; adequação das entradas de energia nos domicílios; construção do sistema de drenagem de águas pluviais, que são as galerias de esgoto; construção do sistema de esgoto sanitário e construção do sistema de abastecimento de água.
As obras realizadas pela Secretaria de Habitação, em ambas as regiões, foram estudadas, planejadas e estruturadas com muito cuidado, pois trata-se de duas regiões delicadas e localizadas em área de risco muito acentuado.