Paraisópolis: Começou o projeto de urbanização que vai transformar a Favela de Paraisópolis em bairro

Donos de lotes em Paraisópolis já podem doá-los à Municipalidade em troca de benefícios


Notícias muito boas vêm da Secretaria de Habitação. A Zona Sul está em vias de passar por uma grande transformação, já foram iniciadas as obras de urbanização de Paraisópolis, favela que será convertida em novo bairro. E, mais importante: a regularização fundiária agora sai do papel para a realidade, com os decretos que permitem a doação de imóveis dos proprietários dos 2.200 lotes ocupados pela favela. Com isso, os proprietários podem se beneficiar de duas formas: doar seus imóveis à Municipalidade em troca do perdão das dívidas com IPTU ou outras multas; ou ainda doá-los em troca de uma certidão de potencial construtivo, que pode inclusive ser negociado no mercado imobiliário. Assim, vários proprietários já estão em contato com a Prefeitura e a regularização fundiária, que vai garantir a posse aos moradores, já está a caminho. Um grande passo!
Em sua primeira etapa a urbanização do Complexo Paraisópolis, com cinqüenta e cinco mil habitantes, trará melhorias para o sistema viário com abertura e pavimentação de ruas e vielas, eliminação de áreas de risco, execução de redes de drenagem, água e esgoto. Estão ainda previstos campo de futebol, área de lazer e parques lineares.
Também na Zona Sul, a construção de um conjunto habitacional no lugar da antiga favela Jardim Olinda, em Campo Limpo, já está em fase de conclusão. Um belo complexo de cinco prédios de seis andares, com nada menos que 120 apartamentos, além da urbanização de todo entorno e canalização do córrego Olarias trarão uma nova vida para aquela comunidade.