Kassab entrega obras de urbanização no Jardim Senice, no Itaim Paulista

PMSP

Dignidade e orgulho do local onde moram. Estes são os conceitos que os moradores do Jardim Senice, no Itaim Paulista, Zona Leste da Capital, sentem do lugar onde residem. Há cerca de 30 anos eles reivindicam melhorias no bairro, como, por exemplo, acabar com os alagamentos que ocorrem nas ruas nos dias de chuva. Com este intuito, a Prefeitura de São Paulo vem realizando a reurbanização de 22 favelas na cidade. Nesta sexta-feira (3), o prefeito Gilberto Kassab entregou a benfeitoria feita em seis ruas da região, atendendo 196 famílias.

As ruas que receberam melhorias são Padre Vicente de Araújo, Melczede, São Judas e João Paulo II, travessa Epifânia e Viela Santa Catarina. Elas eram de terra e o esgoto, que desemboca no córrego do Lageado, era a céu aberto. Nos dias de chuva, a população tinha de cobrir os pés com saco plástico para sair de casa.

As obras começaram com a drenagem e a canalização do esgoto, que ficou enterrado. Essa etapa permitiu à Subprefeitura Itaim Paulista pavimentar as ruas com blocos de concreto, acabando de vez com o lamaçal provocado pelas chuvas. Também foram feitas calçadas e instaladas quatro praças, para evitar novas invasões e construção de moradias. As benfeitorias incluem ainda a adequação de entradas de energia dos domicílios, a construção do sistema de abastecimento de água, a contenção de encostas e a adequação de moradias, uma vez que grande parte das casas é de alvenaria. O valor total de investimento é de R$ 1,7 milhão. Iniciada em 2005, a obra ficou pronta em 24 meses.

Está sendo construído um coletor de tronco que vai passar abaixo do nível do córrego do Lageado. Ele vai colher o esgoto que será encaminhado para a Estação de Tratamento da Sabesp. Esse processo vai permitir a limpeza do córrego, onde, em suas margens, a Subprefeitura Itaim Paulista pretende construir futuramente um Parque Linear.

 

O prefeito percorreu cada uma das ruas, conversou com os moradores e assistiu à apresentação da roda de capoeira dos moradores do Jardim Senice. Ele disse que o objetivo da Prefeitura é melhorar a qualidade de vida da população. “Vão proporcionar mais dignidade aos moradores, que agora dispõem de água, luz, pavimentação, esgoto e condições mais dignas para viver. Para nós, isto é muito gratificante”.

Kassab disse que, em 2007, a Prefeitura pretende manter este ritmo de entrega de obras de reurbanização de favelas, coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação. O objetivo da Prefeitura é dar prioridade às famílias de menor renda.

“Podemos fazer mais, de acordo com o crescimento da receita da Prefeitura. Existem obras licitadas. A cidade de São Paulo tem uma demanda muito grande no serviço de infra-estrutura, principalmente na área de saneamento básico. O cronograma está sendo mantido”, observou prefeito que esteve acompanhado do secretário de coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, e do subprefeito de Itaim Paulista, Diógenes Martins.

Morador há 30 anos no Jardim Senice, o líder comunitário Carlos Alberto Tibúrcio Silva disse que, com a realização das obras, a população se sente mais respeitada. “Antes, muita gente tinha dificuldade em fazer compras nas lojas porque nossas ruas não tinham nem CEP. Agora, a gente se sente mais valorizado”, afirmou.