CPPU: Kassab abre Natal Iluminado no Theatro Municipal

PMSP

Ao som de 80 músicos da Sinfônica Heliópolis e 180 crianças do Coral da Gente, ambos os programas desenvolvidos pelo Instituto Baccarelli, foi aberto oficialmente hoje (4) o Natal Iluminado 2007 de São Paulo. O prefeito Gilberto Kassab e o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti, participaram da abertura junto com uma platéia que lotou a frente do Theatro Municipal para assistir à apresentação gratuita sob a regência do maestro Roberto Tibiriçá.

"É a abertura oficial do Natal Iluminado, um Natal que será muito bonito. A Cidade de São Paulo, com o projeto Cidade Limpa, é uma cidade que destacará de uma maneira muito especial a decoração de Natal", declarou Kassab. "A gente, a partir de hoje, tem uma cidade voltada para o Natal. Aproveito a oportunidade para desejar muita sorte e, pela primeira vez neste ano, Feliz Natal para todos", continuou.

O show começou às 19h40. À medida que escurecia, luzes de diversas cores passaram a iluminar o Theatro e fachos de luz produziam efeitos semelhantes em prédios vizinhos. A apresentação do coral, com duração de aproximadamente 45 minutos, incluiu tradicionais canções natalinas como Happy Christmas (War is Over), de John Lennon; Anoiteceu, de Assis Valente; e Fiesta Navidad, de Say Althouse. Após o concerto houve um espetáculo de queima de fogos.

"Essa apresentação tem muito significado para a Cidade de São Paulo. Começa a resgatar esse espírito de confraternização e inclusão social nessa cidade maravilhosa, que a gente tem precisado muito disso", disse o maestro Tibiriçá.

O Natal Iluminado é uma realização da Prefeitura de São Paulo, que, em parceria com várias entidades e empresas da iniciativa privada, enfeita e prepara a cidade para as comemorações tradicionais de fim de ano. O objetivo é incentivar o comércio paulistano a enfeitar lojas e vias públicas.

Os enfeites são custeados por patrocínios obtidos pelas sedes distritais da Associação Comercial existentes no Município. "É um orgulho para a Associação Comercial, que tem o apoio da Prefeitura de São Paulo, dar esse presente à nossa cidade. É muito importante que juntos aproveitemos momentos como este para que haja solidariedade entre nós humanos", declarou Alencar Burti antes da apresentação do coral.

Kassab já inaugurou no último fim de semana a árvore gigante do Ibirapuera, a maior da história da Cidade, com 240 toneladas, 65 metros de altura e 28 de diâmetro. Ela possui mais de 700 mil microlâmpadas e cerca de 12 mil metros de flexlights (mangueiras de luzes vermelhas e brancas). Além disso, pela primeira vez, por dez minutos em todas as noites de dezembro, às 21h, a árvore será coberta por neve artificial.

Diversos edifícios e locais também receberam decoração natalina. O Edifício Matarazzo foi coberto por 350 mil microlâmpadas e teve seus contornos destacados com 1.200 metros de mangueiras de luz e mais de 300 strobles (flashes); o edifício Altino Arantes foi iluminado com aproximadamente 800 mil microlâmpadas, 15 mil metros de mangueiras de luz e strobles; os viadutos Santa Ifigênia e Euclides Figueiredo foram decorados com 400 mil microlâmpadas e 16 holofotes coloridos; as árvores do Vale do Anhangabaú serão cobertas por 100 mil microlâmpadas e as da Praça da República, com 150 mil.

O cenário se completa com a colaboração da iniciativa privada, que atuará em tradicionais ícones natalinos de São Paulo, como a rua Normandia, em Moema; o Pateo do Colégio, no Centro, cuja iluminação é feita pela Associação Comercial; o prédio do Masp (Museu de Arte de São Paulo), que este ano ganhará luzes especiais de alta tecnologia; os prédios dos bancos Real e Itaú Personalité (antigo BankBoston), na avenida Paulista; e apresentações especiais da famosa fonte luminosa do Ibirapuera, entre outros.

O Natal Iluminado também traz roteiros de turismo. Ao custo de apenas R$ 8, os interessados poderão embarcar em um dos três ônibus diários (serão seis de 15 a 23 de dezembro) que farão passeios noturnos, com guias especializados, pelas principais decorações natalinas iluminadas instaladas na cidade. Os ônibus saem a partir das 19h30 do viaduto do Chá. Os passeios contemplarão o Centro antigo, a região da avenida Paulista, dos Jardins, do Ibirapuera e arredores da avenida Faria Lima.

Também assistiram à apresentação os secretários municipais da Cultura, Carlos Augusto Calil; de Participação e Parceria, Ricardo Montoro; do Trabalho, Geraldo Vinholi; de Governo, Clóvis Carvalho; de Habitação, Orlando de Almeida; e de Transportes, Alexandre de Moraes; o presidente da SPTuris, Caio Carvalho; o presidente da CET, Roberto Scaringella; os secretários estaduais da Cultura, João Sayad, e de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos; e o presidente da seccional paulista da OAB, Luiz Flávio Borges D`Urso.