Jd Clipper, Jd Iporanga e Jd Tangará: Prefeito entrega obras na área de mananciais

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, visitou obras em regiões de manancial da represa Guarapiranga, na Zona Sul. E, recebido com festa pelos moradores, conheceu cinco campos de futebol e converteu quatro cobranças de pênalti. Na Capela do Socorro, o prefeito entregou um centro comunitário e visitou uma quadra poliesportiva no Jardim Clipper. Em seguida, se dirigiu ao Jardim Iporanga, para conferir as obras de canalização do córrego e os trabalhos de construção de unidades habitacionais. Lá, conferiu o novo campo de futebol da região. Todas as intervenções fazem parte do Projeto Mananciais.

Depois, Kassab foi ao M’Boi Mirim entregar um campo de futebol e uma quadra poliesportiva no Jardim Tangará. No Alto da Riviera, inaugurou a reforma da Associação Comunitária. “Estamos tratando da reurbanização dessas áreas, da qualidade da água e da preservação dos nossos mananciais. A Prefeitura dá um passo muito importante na entrega dessas benfeitorias que proporcionam tanto progresso, conforto e comodidade às famílias que estão instaladas na região”, explicou Kassab.

A visita começou na Subprefeitura Capela do Socorro. No Jardim Clipper, entregou o novo Centro Comunitário. O centro é um prédio com dois pavimentos e um subsolo. A população irá decidir agora que usos fará do espaço. No térreo há um grande salão, que poderá abrigar, por exemplo, uma unidade do programa Telecentro. Há ainda um salão de festas e sala de reuniões. No segundo pavimento há também vários cômodos, que poderão ter diferentes utilidades, e, no subsolo, a associação quer instalar uma creche. É um salão arejado, com um cômodo e dois banheiros.

A área sob intervenção no Jardim Clipper tem 9.500 m². Além da entrega do Centro Comunitário, a favela do Jardim Clipper recebeu obras de infra-estrutura, eliminação de riscos de inundação e desmoronamentos, canalização do córrego, pavimentação de ruas e vielas, implementação de redes de água e esgoto, e a construção de 34 unidades habitacionais. Kassab também deu o pontapé inicial para uma partida entre crianças na quadra poliesportiva construída no local e em funcionamento há seis meses. Lá foi convidado a cobrar o primeiro pênalti do dia, que converteu com categoria. As obras beneficiaram 200 famílias que vivem no local.

No Jardim Iporanga, o prefeito conferiu as obras de implantação de infra-estrutura e drenagem das encostas, com a canalização do córrego Jardim Iporanga e urbanização de suas margens. Serão construídas 130 unidades habitacionais no local, das quais 57 já foram entregues no início deste ano. As 73 unidades restantes deverão estar concluídas até dezembro de 2007, com um custo total de R$ 18 milhões. Também foram pavimentadas ruas e vielas e implantadas redes de água e esgoto.

A data também marcou a entrega oficial, com grande festa, da reforma do campo de futebol, que recebeu iluminação, vestiários, alambrado, calçadas e cabine de transmissão. O prefeito mostrou que sabe jogar não apenas futebol de salão e, convidado a cobrar mais uma penalidade máxima, colocou goleiro para um lado e bola para o outro, no fundo das redes. No Jardim Iporanga as intervenções são de grande porte, abrangendo uma área com mais de 153 mil m², onde moram 1.366 famílias que serão beneficiadas.

Kassab foi em seguida à Subprefeitura M’Boi Mirim, entregar um campo de futebol de areia e uma quadra poliesportiva com vestiário no Jardim Tangará, onde converteu a terceira cobrança. O Jardim Tangará também recebeu obras de contenção de encostas. No Alto da Riviera, entregou a reforma do centro comunitário que tem uma bela vista da represa, e da quadra poliesportiva, onde marcou o quarto gol de pênalti.

O projeto Mananciais possui outros oito núcleos além dos dois visitados pelo prefeito na Capela do Socorro: Vila Rubi, Núcleo Panorama, Parque São Paulo, Jardim Ramalho, Jardim Alvorada, Jardim São Judas, Vila Natal, Xavier Magalhães, Os locais recebem obras de infra-estrutura, com redes de abastecimento de água e esgoto, entre outras melhorias. No M’Boi Mirim também há intervenções no Parque das Cerejeiras e Núcleo Santa Maria, Jardim Santa Lúcia I, Núcleo Kagohara, Parque Novo Santo Amaro VII, e Núcleo Marquesa.

Além deste projeto, no dia 23 de março o prefeito anunciou a Operação Defesa das Águas, um conjunto de 22 ações da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado para controlar, recuperar e urbanizar os mananciais Guarapiranga, Billings e seu entorno. Seu Comitê Coordenador, responsável pelo planejamento e execução, é formado por órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura, sob Coordenação Executiva da Secretaria de Governo do Município.

Trata-se de um trabalho que prevê uma série de ações integradas para implementar medidas de controle de ocupação e expansão irregular numa área extremamente sensível. As ações serão expandidas, além das áreas das Subprefeituras Capela do Socorro e M’Boi Mirim, para 100% da área da Guarapiranga e Billings, priorizando outros mananciais, Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e Áreas de Preservação Permanente (APPs), com destaque para Cidade Ademar, localizada na margem da represa Billings, e, ainda, as subprefeituras da região da Cantareira.

A estratégia adotada foi reunir as Secretarias de Habitação, Segurança e Meio Ambiente, tanto do Estado como do Município, para o poder público, como um todo, dispor de uma estratégia comum e global sobre o problema. Essa é a grande novidade política administrativa dessa ação. As várias Secretarias pensam em conjunto, mas se subordinam aos subprefeitos na ação local, já que são eles que conhecem as associações de moradores, as dificuldades do povo, dos comerciantes e industriais da área.