Paraisópolis: Prefeito vistoria urbanização em áreas de risco em Paraisópolis

PMSP

A Secretaria de Habitação está executando os serviços na região, que apresenta encostas sujeitas a escorregamentos e deslizamentos. Foram aplicados 4,4 milhões de reais em obras que vão beneficiar 1.472 famílias.
 

O prefeito de São Paulo vistoriou nesta quarta-feira (05/12) obras de urbanização nas áreas de risco do Grotinho e do Grotão, situadas em Paraisópolis (Zona Sul). Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal da Habitação. Os locais têm encostas sujeitas a escorregamentos e deslizamentos. As obras irão beneficiar 1.472 famílias. Os trabalhos são realizados em 7.500 metros quadrados. A Prefeitura aplica 4,4 milhões de reais nas obras, que deverão estar concluídas no primeiro semestre de 2008.

"A urbanização de áreas em Paraisópolis é uma das nossas prioridades no setor da Habitação. Estamos dotando o local de equipamentos públicos de Saúde, Educação e Infra-estrutura, para transformá-lo num bairro", afirmou o prefeito. "São várias obras simultâneas e integradas, da Prefeitura e do Governo do Estado", acrescentou.

O prefeito inspecionou primeiro as obras na região do Grotinho, onde 208 famílias que viviam em área de risco foram removidas para a encosta receber serviços de estabilização do solo. Foi feita ali obra de solo grampeado, na qual grampos de aço são mergulhados no solo, com profundidades de sete a oito metros, e presos na superfície em camada de concreto. A finalidade é garantir a estabilidade da encosta. Também foram feitas redes de drenagem e esgoto na parte inferior do Grotinho, que receberá projeto paisagístico. Mais de 600 famílias serão beneficiadas. A administração municipal aplica 3,7 milhões de reais nas intervenções, realizadas em área de cerca de 5 mil metros quadrados.

Em seguida o prefeito vistoriou obras no Grotão, de onde foram removidas 212 famílias. A primeira etapa dos trabalhos receberá 700 mil de reais em investimentos. Será feita a remoção de entulho proveniente de demolições de moradias instaladas em área de risco e o retaludamento da encosta, para estabilizar o solo. Viela de acesso será construída no local. A Prefeitura vai instalar brinquedos infantis e desenvolverá projeto paisagístico. Nesta primeira etapa, 848 famílias serão beneficiadas, em área de 2.400 metros quadrados.

As duas ações estão inseridas no programa do Complexo Paraisópolis que prevê regularização urbanística e fundiária, acesso dos moradores a infra-estrutura urbana, inclusão social e melhoria das condições de habitação e saúde. Abrange os núcleos Paraisópolis, Jardim Colombo e Porto Seguro. A Prefeitura também fez parcerias com Sabesp, Eletropaulo e CDHU que consistem em uma série de ações integradas. A população será beneficiada com a regularização fundiária de lotes.

As obras pressupõem canalização do córrego Antonico, implementação de infra-estrutura e da estação elevatória de esgoto do Grotão, construção de unidades habitacionais, Unidade Básica de Saúde UBS), Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Centro de Atenção Psicossocial e Centro de Educação Infantil (CEI).

Dentro do Programa de Urbanização das Favelas da Prefeitura, seis favelas já foram contempladas. São as seguintes: Vila Nilo, Vitotoma Mastroroza, Jardim Senice, Nova Teresa, Haia do Carrão e São Francisco - núcleo A. Todas as obras já estão concluídas. O programa continua em andamento em outras 16 áreas, entre elas: Jardim Olinda, Santo Eduardo, Heliópolis - glebas A e N, Paraisópolis - 1ª etapa, Nova Jaguaré, Recanto dos Humildes, Vergueirinho, Monte Taó, Dois de Maio e N. Sra. Aparecida. As ações beneficiam 39 mil famílias.