Jardim Kagohara III: Obra de urbanização é entregue aos moradores do Jardim Kagohara

PMSP

O local deixará de ser favela para se transformar em bairro com infra-estrutura completa. A região é formada por moradias irregulares numa área de reserva de mananciais no entorno da represa Guarapiranga.

Em cinco meses a área da favela Kagohara III, na região de M'Boi Mirim, Zona Sul, passou por grandes transformações. As ruas de terra foram pavimentadas e receberam guias e sarjetas, o córrego canalizado, a rede de esgoto executada em 1.600 metros de extensão e a água está sendo tratada. É mais uma etapa das obras de urbanização executada pela Secretaria Municipal de Habitação e entregue pelo prefeito neste domingo (16/12).

"Voltamos aqui alguns meses depois da última visita a região para entregar essas benfeitorias. A comunidade tem motivos para comemorar e a Prefeitura também. A Cidade sente a presença da Prefeitura com ações na área da habitação, saúde e educação. Esta administração continuará investindo em melhorias que tragam mais qualidade de vida à população", disse o prefeito.

Na favela Kagohara III, localizada na altura do número 1.000 da Estrada da Baronesa, em M'Boi Mirim, Zona Sul, 353 famílias são beneficiadas nesta etapa das obras. O núcleo conta com 1.059 famílias, que também serão contempladas com a urbanização. O local deixará de ser favela para se transformar em bairro com infra-estrutura completa. A região é formada por moradias irregulares numa área de reserva de mananciais no entorno da represa Guarapiranga.

A urbanização, com execução de infra-estrutura básica nos núcleos habitados, vai melhorar a qualidade de vida desses moradores e preservar as represas. São ações realizadas em parceria entre a Prefeitura, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, Sabesp e o Governo Federal, que integram o Programa Mananciais. Desde 2005, o Programa Mananciais entregou 11 obras com investimentos de R$ 165,8 milhões.

As obras executadas numa área de 29.500 m² da Kagohara III incluem a implantação de 1.650 metros de rede de esgoto, 390 metros de rede de água tratada, 3.700 metros de guias e sarjetas, 11.200 m² de pavimentação de ruas, 4.600 m² de calçadas e escadarias, 1.097 metros de córrego canalizado e obras de drenagem e contenção de área de risco. No local, também serão reconstruídas unidades habitacionais demolidas para a execução das obras.

"É um conjunto de ações que a Prefeitura está desenvolvendo na região. Esta obra é de fundamental importância porque está numa área extremamente degradada, onde, além da condição de vida precária, as pessoas tinham problemas de saúde por causa do lixo, dos ratos e do córrego poluído. São melhorias para essas famílias que vivem na área há muitos anos", considerou o subprefeito de M'Boi Mirim.

Além da urbanização, o subprefeito destacou outras intervenções em curso: a construção do Centro Educacional Unificado (CEU) Guarapiranga, localizado a 100 metros da urbanização dos conjuntos Kagohara I, II e III, e a cessão de uma área ao lado do CEU para a construção de escola técnica. "São melhorias que trazem muitos benefícios para toda a comunidade. É uma região de mananciais que teve ocupação irregular durante muitos anos, que não teve os devidos cuidados para a formação do bairro e que só agora recebe atenção do poder público", disse o subprefeito.

O prefeito foi acompanhado também pelo secretário de Coordenação das Subprefeituras e pelo secretário-adjunto da Habitação.