Subprefeitura de Perus: Derruba construções irregulares na região da Serra da Cantareira

PMSP

A Subprefeitura de Perus realizou na manhã desta segunda-feira (17) uma operação de desfazimento (demolição) de construções irregulares no bairro conhecido como Sítio Botuquara, na Zona Norte da Cidade. Foram derrubadas três edificações de pequeno porte, sendo que os proprietários de todas elas já haviam sido devidamente notificados de que se encontravam em área de preservação ambiental. Uma delas estava sendo usada como local de concentração de religiosos.

As três construções haviam sido erguidas a poucos metros de um curso d’água que corta a região, o que configura crime ambiental. Outras operações dessa natureza vão ser realizadas proximamente, porque seus proprietários, embora notificados de que estão em situação irregular, não atenderam aos pedidos da Subprefeitura para que esvaziem o local e derrubem a construção voluntariamente. As ações da Subprefeitura de Perus foram realizadas de conformidade com o que prevê a Operação Defesa das Águas, um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, no sentido de preservar as áreas de mananciais. A Operação Defesa das Águas atua na região sul (represas Billings e Guarapiranga), na região norte (região da Serra da Cantareira) e na região leste (várzea do Rio Tietê).

A Subprefeitura de Perus, assim como outras da Zona Norte da Cidade, tem orientado a população da região da Serra da Cantareira no sentido de que evitem construir em áreas de mananciais (proximidade de represas, córregos, nascentes e matas), do contrário poderão ter sua obra embargada e demolida, e seu proprietário, além de perder o dinheiro aplicado, corre o risco de ser multado ou preso, por cometer crime ambiental. Antes de comprar terreno ou construir, é preciso consultar sempre a Subprefeitura.

 

Fotos: Subprefeitura de Perus