Nossa Senhora Aparecida/Santa Inês: Prefeitura entrega mais 96 apartamentos na Zona Leste

Favela Nossa Senhora Aparecida/Santa Inês começa a virar bairro

As 96 unidades habitacionais fazem parte do projeto de urbanização da favela Nossa Senhora Aparecida/Santa Inês, na Zona Leste. Nesse local, ocupado irregularmente por barracos, a população sofria com enchentes e os moradores estavam constantemente expostos a riscos de desabamento.

 
Implantação de área de lazer.

A Secretaria Municipal de Habitação entrega as primeiras 96 unidades habitacionais na favela Nossa Senhora Aparecida/ Santa Inês, em São Miguel Paulista, na zona Leste da cidade.

Típica ocupação irregular em área de risco, com córrego atravessando os barracos, habitações sub-normais ocupando áreas de risco, perigo de desabamento entre outras dificuldades, a área total do empreendimento é de 201.300 m² e conta com 12 mil pessoas vivendo precariamente no local.

Agora essa realidade mudou. Na primeira fase da obra, serão entregues 96 apartamentos, divididos em quatro prédios com seis pavimentos cada um.

Cada apartamento tem 45m² de área útil com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e dependências. Na segunda fase da obra, que terá início ainda este ano, serão construídas mais 84 casas sobrepostas, totalizando a construção de 180 unidades habitacionais, somente nessa área. A entrega total da obra está prevista para outubro e os recursos são da Prefeitura, CDHU e Caixa Econômica Federal.

Ainda na primeira fase da obra, a SEHAB também entrega a infra-estrutura urbana com canalização do Córrego Mirim, pavimentação e aberturas de vias e ruas, redes de água, esgoto e drenagem, muros de contenção, paisagismo e parque linear.

 
Construção de 96 UHs

Para entender o que uma obra como essa significa, basta lembrar que os beneficiários não serão apenas as famílias que terão novas moradias, mas sim toda a comunidade que também irá desfrutar das obras gerais de infra-estrutura urbana, o que traz um grande salto na qualidade de vida de todos.

Somente na favela Santa Inês, são 2.396 famílias, as restantes estão assentadas no núcleo todo que engloba também a favela Nossa Senhora Aparecida, e totalizam 12 mil pessoas.

Em uma área onde predominava o esgoto a céu aberto, a sujeira, lama e áreas de risco e desabamento, o projeto da Secretaria de Habitação também contempla o espaço ao lazer e à recreação e oferece à população uma bela praça pública com paisagismo, bancos, árvores da região, pista de skate para a garotada, duas quadras poliesportivas, playground e um parque linear com 1.200 m de extensão.

 
Construção do Parque Linear

Para a realização da obra foram retiradas das áreas de risco 225 famílias. Destas, uma parte recebeu a verba de apoio habitacional e adquiriu outras moradias em outras regiões, o restante volta com as chaves nas mãos. As obras continuam. Com início em agosto de 2006, a previsão de término é outubro deste ano.