Parque Europa: Prefeitura retoma a construção de 680 unidades da COHAB

PMSP

Neste domingo (06/01), o prefeito esteve no Parque Europa, onde anunciou a retomada das obras do empreendimento, em M'Boi Mirim. A construção das 680 unidades habitacionais por Cohab e CDHU começa nesta segunda-feira (07/01).


O prefeito de São Paulo esteve na manhã deste domingo (06/01) no Parque Europa, onde anunciou a retomada das obras do empreendimento, em M’Boi Mirim, Zona Sul. Serão construídas 680 unidades habitacionais pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), em contrato de R$ 21 milhões, firmado em dezembro de 2007. As obras serão iniciadas nesta segunda-feira (07/01). Os primeiros 480 apartamentos deverão ser entregues ainda neste ano, e a conclusão dos trabalhos está prevista para o primeiro semestre de 2009.

”O reinício dessas obras significa a concretização de um sonho para essas famílias que moram aqui e iniciaram o processo de construção dessas unidades em conjunto com o poder público. Não há ser humano que não gostaria de ter a sua casa própria”, afirmou o prefeito, depois de assinar a autorização para a retomada dos trabalhos. Ele aproveitou para anunciar que, em breve, será inaugurado o Centro Educacional Unificado (CEU) Feitiço da Vila, no Capão Redondo, também na Zona Sul.

Destinadas à implantação de quatro condomínios distintos, os 17 blocos de apartamentos com 680 unidades habitacionais foram iniciados em regime de mutirão através de convênio firmado com a Associação dos Mutirantes União dos Nove do Parque Europa I e com recursos do Fundo Municipal de Habitação (FMH).

No início de 2005, as obras foram paralisadas para reavaliação e serão retomadas já nesta segunda-feira (07), não mais sob o regime de mutirão, contando com recursos da CDHU. O novo contrato prevê a conclusão dos condomínios 1, 2 e 4, com 160 unidades habitacionais cada um, num total de 480, que já tiveram suas obras iniciadas, e as obras de infra-estrutura condominial, de acordo com os projetos executivos. O condomínio 3, constituído de 200 unidades habitacionais ainda não iniciadas, será construído dentro do mesmo contrato.

Cada bloco é constituído por cinco pavimentos com 40 unidades habitacionais. Cada pavimento possui oito unidades servidas por uma caixa de escada. No andar térreo foram implantadas duas unidades destinadas a deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. Cada apartamento terá 59 metros quadrados de área total.

Entre 2005 e 2007, a Cohab entregou 60 empreendimentos imobiliários populares, em um total de 5.277 unidades habitacionais. Atualmente, há 107 empreendimentos em construção ou em projeto na Capital, que irão gerar mais 12 mil unidades habitacionais, com R$ 495 milhões em investimentos. A prefeitura também já entregou, desde o início de 2005, 8.226 escrituras.