Urbanização do Jardim do Éden na zona sul, proporciona saneamento básico para 214 famílias

As ações integram o Programa Mananciais com obras de pavimentação e implantação de redes de água, esgoto, drenagem, além de áreas verdes e espaços de lazer.

Implantação de redes de esgoto para posterior pavimentação

 

Na Zona Sul de São Paulo, no bairro Jardim do Éden está no centro de um processo de urbanização como parte integrante do Programa Mananciais. Com foco nas bacias Guarapiranga e sub bacia do Córrego Sapato Branco, o projeto visa melhorar significativamente a infraestrutura local, incluindo a instalação de redes de água, esgoto, drenagem e pavimentação, com o objetivo prático de beneficiar 214 famílias.


Iniciadas em agosto de 2023, as obras já atingiram a marca de 655 metros de redes de esgoto, representando um investimento expressivo de aproximadamente R$ 736 mil na região. Essas intervenções são importantes devido às áreas de risco geológico classificadas como R3 no perímetro de urbanização. O cronograma estabelece a conclusão para abril deste ano, buscando assegurar a segurança e o saneamento básico para as famílias residentes na localidade.

 

Implantação de redes de esgoto para posterior pavimentação


Sobre o Programa Mananciais
O Programa Mananciais, sob responsabilidade da Secretaria Executiva de Mananciais, tem sua origem nos anos 1990 como Programa Guarapiranga. Atualmente, abrange as bacias Guarapiranga e Billings, concentrando esforços em urbanização, regularização fundiária e atendimento habitacional. Além disso, o programa desempenha um papel crucial na despoluição das represas Billings e Guarapiranga, bem como na proteção ambiental das áreas

Balanço
Ao longo da gestão 2017-2020, foram beneficiadas 8,8 mil famílias com as obras de urbanização do Programa Mananciais. Dentro da gestão 2021-2024, considerando o balanço do segundo semestre de 2023, já foram beneficiadas 21 mil famílias.
Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024), estão em andamento 26 obras de urbanização e 8 concluídas, já foram entregues 1.452 unidades habitacionais e estão em andamento por volta de 7,6 mil novas moradias.
Até o fim deste ano, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais. A previsão é que sejma investidos cerca de R$2,7 bilhões nas obras de urbanização.