Urbanização do bairro Vargem Grande em Parelheiros irá beneficiar mais de 4 mil famílias

A obra que irá beneficiar 4.616 famílias integra o Programa Mananciais e contará com investimentos previstos de R$ 270 milhões.

Imagem de Urbanização (obras do viário depois)
Fonte Secretaria Executiva do Programa Mananciais
 

A Secretaria Executiva do Programa Mananciais iniciou as obras de urbanização no bairro Vargem Grande, na região de Parelheiros. As intervenções foram divididas em 2 etapas. Atualmente está em execução a primeira etapa, que foi iniciada em julho de 2023 com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. A urbanização do bairro Vargem Grande faz parte da Bacia do reservatório Billings sendo jurisdicionada à subprefeitura de Parelheiros.

As intervenções nesta primeira fase contemplam redes de água, drenagem e esgoto, reforma de estação elevatória de esgotos, implantação de viário e calçadas. Já foram executadas até o momento 5,4 mil metros quadrados de pavimentação, 701 metros de redes de água e de esgoto.

As obras da segunda etapa têm previsão para iniciar no segundo semestres deste ano, o projeto prevê a implantação de um parque urbano de aproximadamente 450 mil metros quadrados, além da canalização de córregos e a construção de praças, calçadões e mirantes. Esta área do bairro Vargem Grande está localizada na Área de Proteção Ambiental Capivari Monos e na região da Cratera de Colônia.

Uma Área de Proteção Ambiental preza pela conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais, e com um certo nível de ocupação humana onde determinadas atividades são permitidas, desde que não representem uma ameaça para os recursos ambientais renováveis e tão pouco aos processos ecológicos. A Cidade de São Paulo conta com 5 áreas desse tipo, sendo 3 de gestão estadual na zona Leste e 2 de gestão municipais na zona sul da cidade.
A Cratera de Colônia está localizada na região de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. Ela foi criada após o impacto de um meteorito com aproximadamente 200 metros de diâmetro, entre 5 e 36 milhões de anos que resultou na formação de uma cava com 3,6 km de diâmetro.

Imagem do projeto de Urbanização (Mapa das intervenções)
Fonte: Secretaria Executiva do Programa Mananciais

 

Sobre o Programa Mananciais
O Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação data do início dos anos 1990, quando foi iniciado por meio do então chamado Programa Guarapiranga, com ações de urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários (favelas e loteamentos irregulares), especificamente na região da bacia hidrográfica Guarapiranga.
Atualmente ele tem por campo de atuação tanto a região da bacia hidrográfica Guarapiranga quanto a bacia Billings, ambas localizadas na zona sul da cidade de São Paulo. O Programa envolve ações de: (1) urbanização de assentamentos precários; (2) regularização fundiária e (3) atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou de áreas em obras. De forma auxiliar o Programa Mananciais também tem por objetivo contribuir para a despoluição das represas Billings e Guarapiranga além da proteção ambiental das áreas de influência dessas bacias hidrográficas.

Balanço
Ao longo da gestão 2017-2020, foram beneficiadas 8,8 mil famílias com as obras de urbanização do Programa Mananciais. Dentro da gestão 2021-2024, considerando o balanço do segundo semestre de 2023, já foram beneficiadas 21 mil famílias.
Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024), estão em andamento 26 obras de urbanização e 8 concluídas, já foram entregues 1.452 unidades habitacionais e estão em andamento por volta de 7,6 mil novas moradias.
Até o fim deste ano, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais. A previsão é que sejma investidos cerca de R$2,7 bilhões nas obras de urbanização.