Sehab finaliza entrega de unidades habitacionais na antiga favela do Bamburral

Hoje transformada em Conjunto Habitacional, área conta com 234 apartamentos e integra o Programa de Urbanização de Favelas promovido pela Sehab

 

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), entregou 78 unidades habitacionais do condomínio V do Conjunto Bamburral, em Perus, Zona Norte da capital, na manhã desta quinta-feira (21) e concluiu a entrega de 234 apartamentos na área da antiga favela.

Desde 2021 mais de 6.400 moradias foram entregues à população. Outras 15,3 mil estão em construção, além das unidades viabilizadas pelo Pode Entrar. Na modalidade aquisição do Pode Entrar, a Prefeitura segue com o edital para a compra de 40 mil unidades habitacionais da iniciativa privada, com um investimento de R$ 8 bilhões.

“É muito importante a gente entregar as unidades habitacionais para que as pessoas possam realizar seus sonhos. Nosso grande desafio é fazer as ações se concretizarem. Sair do discurso e fazer as entregas”, disse o prefeito Ricardo Nunes destacando que vem fazendo o maior programa habitacional da cidade. “Aqui nós entregamos os 234 apartamento e agora entra um processo muito importante que é fazer a alameda, fazer toda a infraestrutura para que todos tenham orgulho de morar aqui”, concluiu.

As obras do Residencial Bamburral contaram com investimentos aproximados de R$ 103,4 milhões em várias etapas. Em 2020, com os condomínios II e III finalizados foram entregues 76 unidades habitacionais. Em 2022, com a inauguração do condomínio IV, 48 unidades foram disponibilizadas. Em fevereiro deste ano com o término das obras no condomínio I, 32 residências foram entregues. Agora, com a inauguração do condomínio V mais 78 habitações se somam ao que foi entregue totalizando 234 novas moradias.

Os apartamentos de 50 m² possuem dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço e sanitário. Nos condomínios I, II, III e IV duas unidades são adaptadas para pessoas com necessidades especiais, e no condomínio E são quatro apartamentos adaptados. A área social conta com playground, quadra poliesportiva e bancos de estar.

Além do residencial, as obras também contemplam a canalização do córrego Bamburral e a implantação de uma praça conectando todas as torres dos cinco condomínios existentes. Já foram aprovados os projetos de urbanismo, iluminação pública e paisagismo da área.

“Nós ainda temos uma grande obra de infraestrutura, de urbanização que vai dar conforto para as nossas crianças, para as pessoas poderem se confraternizar com dignidade”, garantiu o secretário municipal de Habitação, Milton Vieira.

 

Política Habitacional
A gestão municipal tem inovado na política habitacional ao criar mecanismos que ampliem o acesso à moradia, principalmente, para a população com menor poder aquisitivo.

As moradias adquiridas pela gestão atenderão as famílias que estão no cadastro da Cohab e no auxílio aluguel com o intuito de zerar o banco de famílias que recebem o benefício.

 

Conjunto Habitacional Bamburral
A favela do Bamburral foi totalmente removida em 2011, devido ao risco geológico existente. No local foram construídas 234 Unidades Habitacionais para reassentamento das famílias afetadas que foram cadastradas e inseridas no auxílio aluguel até o atendimento definitivo com uma unidade habitacional.