Kassab visita apartamento decorado no Real Parque

Por Bete Hoppe

Na vistoria às obras de urbanização da favela Real Parque, na manhã de 10 de agosto, o apartamento modelo chamou a atenção do prefeito Gilberto Kassab pela qualidade dos projetos de arquitetura e decoração. Com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 50 m², as 140 unidades da Quadra H serão as primeiras entregas habitacionais de uma Operação Urbana (a Faria Lima), previstas para o final do ano.

O residencial é composto por três blocos de sete andares, com 4, 7 ou 9 apartamentos por andar. O projeto de ambientes sociais integrados - criação do Escritório Paulistano de Arquitetura – ganhou decoração da arquiteta Carolina Ciola Fonseca, da Construtora OAS, que montou o apartamento todo com produtos de lojas populares. “Quem entra aqui se encanta”, diz.

Ideias simples, mas criativas, permitem otimizar os espaços com bom gosto, tirando partido da luz e ventilação naturais, de materiais e cores, mesclando o branco e revestimentos frios ao calor da madeira e de detalhes coloridos, seja em paredes, seja em objetos decorativos, ou mesmo nas roupas de cama, compondo um cenário contemporâneo e acolhedor.

Na cozinha, aberta para a sala de estar, por exemplo, a mesa de jantar, no limite dos dois ambientes, pode ser substituída por uma mesa-bancada, transformando o espaço em uma autêntica cozinha americana. Além disso, a sala, com 16 m², é maior do que a de outros condomínios, que, em geral, medem cerca de 12 m².

Na urbanização do Real Parque, iniciada em setembro de 2010, serão mais de R$ 140 milhões investidos e cerca de 6.000 pessoas beneficiadas, direta e indiretamente, com as obras. O projeto prevê playground, quadra poliesportiva e paisagismo com áreas verdes e de lazer, além de boxes comerciais, creche, um parque com 10 mil m² - com quadra poliesportiva, pista de skate e marquise –, a revitalização do antigo Cingapura e a construção de unidades habitacionais. Ao final das obras (em dezembro de 2012), serão mais de 1.100 novos apartamentos.