Com mais de 5 mil participantes, Sehab encerra as pré-conferências de habitação

Encontros foram preparatórios para a 2ª Conferência Municipal de Habitação, que acontece em março de 2020

Secretário João Farias, em abertura da pré-conferência no CEU Jambeiro, na zona leste da cidade, ocorreu no último sábado (30). (FOTO:Sehab)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, encerrou no último sábado (30) o ciclo de pré-conferências que vinha promovendo desde o dia 19 de outubro. Ao todo, foram realizadas nove pré-conferências, em todas as regiões da cidade, que contaram com a participação de mais de 5 mil participantes.

Estiveram presentes nas reuniões membros do poder público, sociedade civil e movimentos de moradia. A realização das pré-conferências teve como objetivo possibilitar trocas de experiência e coleta de ideias e diretrizes a serem seguidas durante a 2ª Conferência Municipal de Habitação, que ocorrerá em março de 2020.

Pré-conferência no CEU Jambeiro, na zona leste da cidade, ocorreu no último sábado (30). (FOTO:Sehab)

Seguindo o cronograma, no último sábado (30) aconteceram as últimas duas atividades, sediadas na região Leste (CEU Jambeiro) e Sul (CEU Vila Rubi). Somente no último final de semana de pré-conferências, cerca de mil pessoas participaram.

Ocorrendo desde o mês de outubro, as pré-conferências foram promovidas nas regiões Sudeste (CEU Parque Bristol), Oeste (CEU Uirapuru), Norte 1 (CEU Pêra Marmelo), Sul 1 (CEU Guarapiranga), Centro (Câmara Municipal de São Paulo), Norte 2 (CEU Jaçanã), Leste 1 (Universidade São Judas), Leste 2 (CEU Jambeiro) e Sul 2 (CEU Vila Rubi).

Cinco assuntos principais pautaram os encontros: regularização fundiária e urbanização, locação social/moradias populares no Centro, produção de unidades habitacionais, autogestão em projetos desenvolvidos por entidades e a Parceria Público Privada (PPP). Os assuntos nortearão a 2ª Conferência Municipal de Habitação.

Realizadas pela Sehab em parceria com o Conselho Municipal de Habitação (CMH), as pré-conferências incentivaram e possibilitaram a atuação da sociedade civil, do poder público e de movimentos sociais no debate sobre as políticas públicas de direito à moradia digna na cidade de São Paulo.