Secretaria Municipal de Habitação participa da 15ª Reunião do Conselho Estadual de Habitação

O encontro discutiu a apresentação da política habitacional na nova gestão do Governo Estadual e da Secretaria de Habitação

Na imagem, a foto dos componentes do Conselho Estadual de Habitação.15ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Habitação (CEH).

Nesta segunda-feira (10), aconteceu a 15ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Habitação (CEH), na sede da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo. O encontro teve como pauta principal a apresentação da política habitacional na nova gestão do Governo Estadual e da Secretaria de Habitação.

O presidente do conselho e secretário estadual de habitação, Flávio Augusto Ayres, afirmou que o propósito da reunião é estreitar o diálogo e manter um caminho aberto com os movimentos sociais, buscando soluções em conjunto e dando mais acessibilidade para o atendimento às lideranças e aos componentes dos movimentos.

Durante o Conselho foi discutido a aceleração dos trabalhos de regularização fundiária por meio do Programa Cidade Legal, além do mapeamento e diagnóstico de todas as demandas para disponibilizar atendimentos de forma ordenada e menos burocrática e, assim, promover uma maior efetividade na política habitacional para a população.

Na imagem, a foto do secretário municipal de habitação, João Farias, em discurso durante o Conselho de Habitação.Secretário municipal de habitação, João Farias, durante o o Conselho Estadual de Habitação.

O secretário Municipal de Habitação, João Farias, afirmou que o trabalho de regularização fundiária tem sido essencial na atual gestão: “Neste final de semana foi entregue mais de 900 títulos de propriedade para os moradores da Vila Primeiro de Outubro. Até o final da gestão, em 2020, a Secretaria vai beneficiar 160 mil famílias com obras de regularização.”.

Finalizou o discurso afirmando que habitação vai além da construção: “Habitação em São Paulo não é só construir unidades habitacionais. Há todo um contexto que envolve a regularização, urbanização, obras de esgoto, asfalto e iluminação... São Paulo deve continuar a ofertar moradia para a população de baixa renda”, finaliza.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Habitação, Casa Civil, Secretaria de Fazenda e Planejamento, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, CDHU, Associação Mulheres da Columbia, Movimento pelo Direito à Moradia (MDM), Movimento Pró-Moradia de Suzano, Secovi-SP, entre outros.