Jabaquara, zona sul da cidade, ganhará novas moradias populares

Unidades estão em fase de acabamento e atenderão famílias removidas do perímetro de intervenção da Operação Urbana Água Espraiada, no Jabaquara, que recebem auxílio aluguel

Secretaria de Habitação e futuros moradores vistoriam as obras do conjunto habitacional

Seguindo a agenda de vistorias semanais, na manhã da última sexta-feira (14) , o secretário adjunto de habitação, Aloísio Pinheiro, em companhia da equipe técnica e social da Secretaria Municipal de Habitação , juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Prefeitura Regional do Jabaquara e comissão de moradores, visitaram as obras do conjunto habitacional, conhecido como DIS 44, na região sul da cidade.

O empreendimento é gerenciado pela SPObras, e integra as intervenções que fazem parte da Operação Urbana Água Espraiada (OUCAE). As moradias deste conjunto habitacional irão beneficiar famílias oriundas da comunidade Rocinha Paulistana, cadastrada, assim como outras comunidades da área em 2009, pela Secretaria Municipal de Habitação, que é responsável pelo trabalho social e pela demanda da OUCAE.

Empreedimento DIS44, na região do Jabaquara

No total serão construídas 443 unidades habitacionais dispostas em 4 blocos (A, B, C e D) das quais 137 unidades do bloco D, distribuídas em 8 pavimentos estão em fase de acabamento. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2016 e têm previsão de entrega para novembro deste ano. As demais unidades aguardam recursos da OUCAE para execução.

Os apartamentos possuem aproximadamente 45 m² com dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço, além de serem equipados com chuveiro, vaso sanitário, pias, torneiras e tanque na área de serviço. O conjunto habitacional possui duas áreas de uso coletivo. Todos os apartamentos são adaptáveis para pessoas com necessidades especiais.

No perímetro da OUCAE também foi construído e entregue em março deste ano, 254 apartamentos no conjunto 'Vitória de um Nova Conquista', no Jabaquara. Com o trabalho social feito pela Secretaria Municipal de Habitação, as moradias beneficiaram famílias oriundas das comunidades Alba, Vietnã e Taquaritiba, todas na região da Vila Santa Catarina, localizadas dentro perímetro da Operação Urbana Água Espraiada.

Operação Urbana Água Espraiada

A Operação Urbana Consorciada Água Espraiada foi criada pela Lei 13.260 de 28 de dezembro de 2001, parcialmente alterada pela Lei 15.416/2011 e regulamentada pelo decreto nº 53.364/2012.

Operação Urbana é uma série de melhorias no ambiente urbano, planejadas e posteriormente implementadas com a coordenação do poder público, em acordo com a comunidade local e em parceria com a iniciativa privada, a partir da identificação de determinadas necessidades em uma região.

Estas melhorias referem-se à ampliação de espaços públicos, à infraestrutura viária, à organização do transporte coletivo e implantação de programas habitacionais de interesse social.

Mais informações podem ser obtidas no Gestão Urbana:

https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/estruturacao-territorial/operacoes-urbanas/oucae/