Sehab e população discutem projeto para a Viela da Paz

Por Verônica Gonçalves

O projeto de urbanização da Viela da Paz, no Butantã (Zona Oeste), está sendo discutido por representantes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e membros do Conselho Gestor local, que vivem na comunidade. O objetivo é que a proposta de intervenção consiga mesclar as necessidades dos moradores aos critérios técnicos da Prefeitura.

Na área, vivem 1.328 famílias, sendo que 290 estão recebendo Auxílio Aluguel, após terem deixado suas casas em áreas de risco. O projeto básico de urbanização da Viela foi apresentado à comunidade em fevereiro, e a previsão é que sejam construídos cinco conjuntos habitacionais, somando 502 apartamentos, para dar conta da transferência de famílias de áreas inadequadas.

A Sehab planeja a construção de mais 504 unidades habitacionais no terreno Luiz Migliano, na Viela, que pertence à massa falida de uma concessionária. A área já está em processo de desapropriação.

Na última reunião, da qual participaram moradores, o promotor de Habitação José Carlos Freitas e dois representantes da Defensoria Pública, a proposta da Secretaria para a Viela da Paz foi recebida com entusiasmo. Integrante do Conselho Gestor, Carmen Caballera pediu apenas que os possíveis terrenos desapropriados no entorno atendam primeiramente à população que será removida do futuro bairro. Esta é, aliás, a prática da Sehab.

Na pauta das conversas entre poder público e população, estão incluídos a construção de áreas de lazer, escolas, creches e unidades básicas de saúde. O projeto ainda não foi finalizado, e a Prefeitura está licitando as obras de urbanização do local.