Prefeitura oferece serviços à população em situação de rua durante mutirão na região central

A 3ª edição do Pop Rua Jud Sampa será realizada amanhã (24), quarta-feira (25) e quinta-feira (26) no Parque Jardim da Luz, no bairro do Bom Retiro. Contará com orientação jurídica, emissão de documentos, oportunidades de emprego e vacinação, entre outras ações

Texto: Gustavo Oliveira
Foto: Gustavo Oliveira

Serviços gratuitos de saúde, assistência social, cidadania e justiça para a população em situação de rua integram as atividades da 3ª edição do Pop Rua Jud Sampa, que será promovida pela Prefeitura e mais 40 entidades amanhã (24), quarta-feira (25) e quinta-feira (26), no Parque Jardim da Luz (Praça da Luz, s/n - Bom Retiro), na região central. O evento, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), será realizado das 10h às 15h.

Durante a realização do mutirão o público também terá acesso à emissão de documentos e à regularização de cadastros, atendimento jurídico que dará atenção a questões assistenciais, previdenciárias, trabalhistas e criminais. A força tarefa contará com a participação de instituições dos poderes públicos federal, estadual e municipal, além de organizações da sociedade civil.

A 3ª edição do Pop Rua Jud Sampa também conta com o apoio da SP Turis para a disposição de toda a estrutura necessária. A realização da limpeza do local antes, durante e depois da ação será realizada pela Secretaria Municipal de Subprefeituras, via Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), com atuação de equipes do POT-Oportunidades (SMDET). A Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos da Secretaria de Governo Municipal (SEPE/SGM) foi responsável pela articulação entre a Prefeitura e o TRF III no planejamento do mutirão.

Sobre os serviços

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá atuar com suas equipes do Consultório na Rua e Consultório Redenção na Rua para orientação de saúde e vacinação. Serão oferecidas testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatite, vacinação contra influenza e Covid-19 para crianças e adultos, orientação para diabetes e tuberculose, avaliação e distribuição de kits de saúde bucal e instruções sobre uso abusivo de álcool e drogas, além de encaminhamento para tratamento.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) atuará com equipes especializadas. Durante os dias da ação serão oferecidas vagas para acolhimento e direcionamento para os demais serviços da rede socioassistêncial da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) disponibilizará unidades móveis de atendimento a mulheres vítimas de violência, imigrantes e população LGBTQIAPN+, com foco na retificação de nome e gênero em documentações de pessoas trans e travestis. Por meio do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua será ofertado atendimento multidisciplinar e acolhimento de denúncias de violações de Direitos Humanos. Além disso, a SMDHC distribuirá refeições nos três dias de evento, contando com mil marmitas por dia fornecidas pelo Programa Rede Cozinha Cidadã e 600 pelo Programa Rede Cozinha Escola, por meio de parceria com o Movimento Estadual de Pessoas em Situação de Rua de São Paulo. A Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos participará do mutirão atendendo familiares e amigos de pessoas nessas condições.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) irá dispor de unidades móveis do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), ofertando vagas de emprego para reinserção no mercado de trabalho, além de orientações técnicas de como utilizar a carteira de trabalho digital e acessar o Portal Cate, que disponibiliza mais de 180 cursos gratuitos com certificação.

As demais entidades irão oferecer orientação jurídica para possíveis demandas judiciais, com participação de advogados, defensores públicos, estagiários, magistrados, peritos judiciais, promotores, procuradores da República e servidores públicos. No local poderão ser esclarecidas dúvidas sobre benefícios previdenciários, Bolsa-Família, consulta e liberação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/PASEP, seguro-desemprego, livramento condicional, defesa em processos criminais e direito de família, entre outros.

Também serão disponibilizados pela Administração Municipal cortes de cabelo, maquiagem e cadastro em programas sociais (CadÚnico)

Serviço:

Pop Rua Jud Sampa

Data: 24, 25 e 26 de outubro

Horário: das 10 às 15 horas

Local: Parque Jardim da Luz – Praça da Luz, s/n - Bom Retiro, São Paulo/SP

Clique aqui para acessar a lista dos serviços que serão oferecidos durante o mutirão.