Moradia Primeiro - Vila Reencontro e Auxílio Reencontro

    

VILA REENCONTRO

Atualmente, a Prefeitura de São Paulo oferece cinco unidades da Vila Reencontro, que somam 312 módulos e têm capacidade para atender 1248 pessoas.

A Vila Reencontro integra as ações do Eixo Cuidado do Programa Reencontro sob gestão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Tem como finalidade ofertar moradia transitória, de forma individualizada e qualificada, para pessoas em situação de rua, com vistas à construção, em conjunto com os acolhidos, de processo de saída qualificada da situação de rua. O serviço conta com acompanhamento social contínuo para apoiar a reconstrução da autonomia. A regulamentação do serviço está disposta na Portaria SMADS nº 47, de 25 de julho de 2023.

Os módulos de moradia têm 18m² cada, podendo ser também de 36m² em função da composição familiar, e são equipados com banheiros e pias e mobiliados com camas de casal ou beliches e berços, geladeiras, fogões com duas bocas e guarda-roupas. As áreas comuns são compostas por cozinha, refeitório, lavanderia, playground, banheiros, salas administrativas, sala para atendimentos sociais, depósito para alimentos e itens consumíveis, bicicletário, estacionamento para carroças, além de horta.

 

Vila Reencontro “Cruzeiro do Sul”

A primeira unidade da Vila Reencontro, localizada no Canindé, região central da cidade, foi inaugurada em dezembro de 2022. É composta por 40 módulos de moradia e abriga até 160 pessoas. Clique aqui para acessar a notícia sobre a inauguração.

Vila Reencontro “Anhangabaú”

A segunda unidade da Vila Reencontro foi inaugurada em fevereiro de 2023, na Ladeira da Memória, localizada no centro de São Paulo, próxima ao metrô Anhangabaú. É composta por 40 módulos de moradia, com capacidade para abrigar até 160 pessoas. Possui nove módulos para funções administrativas e áreas comuns. Clique aqui para acessar a notícia sobre a inauguração.

Vila Reencontro "Pari"

A terceira unidade da Vila Reencontro foi inaugurada em outubro de 2023, localizada no Pari, região central de São Paulo. É composta por 100 módulos de moradia, com capacidade para abrigar até 400 pessoas. Possui módulos para funções administrativas e áreas comuns. Clique aqui para acessar a notícia sobre a inauguração. 

Vila Reencontro Santo Amaro

A quarta unidade da Vila Reencontro foi inaugurada em dezembro de 2023, localizada em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. É composta por 68 módulos de moradia. Também possui cozinha e lavanderia comunitárias, horta, brinquedoteca, playground, sala de administração e de atendimento social e guarita. Clique aqui para acessar a notícia sobre a inauguração.

Vila Reencontro Guaianases

A quinta unidade da Vila Reencontro foi inaugurada em abril de 2024 e está localizada em Guaianases, Zona Leste de São Paulo. É composta por 64 unidades modulares que têm 18 m² e estão equipadas com banheiros e pias, mobiliário de acordo com a configuração familiar, geladeiras, fogões com duas bocas e guarda-roupas. As áreas comuns são compostas por lavanderia, brinquedoteca, cozinha, refeitório e horta, além de playground, salas administrativas e para atendimentos sociais. Clique aqui para acessar a notícia sobre a inauguração.

 

 

LOCAÇÃO SOCIAL

Atendimento habitacional definitivo, cuja moradia é acessada por meio da locação subsidiada, em unidades de posse do Município. Poderão ser compradas, construídas e/ou reformadas unidades, inclusive através de Parcerias Público-Privadas (PPP), para oferta de moradia para a população em situação de rua.

 

 AUXÍLIO REENCONTRO

Auxílio Reencontro integra as ações do Eixo Cuidado do Programa Reencontro, sob gestão da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Consiste em auxílio financeiro pago a quem se dispuser e demonstrar condições de acolher a pessoa em situação de rua. O Auxílio possui duas modalidades: Família e Moradia.

  • A modalidade Família é voltada ao acolhimento realizado por pessoa física com vínculo prévio com a pessoa em situação de rua.
  • A modalidade Moradia é voltada a viabilizar alternativa de moradia no mercado privado, seja por meio de unidade habitacional ou hospedagem, individual ou compartilhada, para uma ou mais pessoas em situação de rua da capital.

Nas duas modalidades, o Auxílio Reencontro é pago no valor de R$600,00 por pessoa só em situação de rua acolhida e no valor de R$1.200,00 quando se tratar de uma família, ou seja, se tiver mais de uma pessoa acolhida. O processo de integração da pessoa em situação de rua com o acolhedor tem suporte e acompanhamento técnico multidisciplinar enquanto perdurar o benefício.

O Auxílio Reencontro está regulamentado na Portaria nº 79/SMADS/2023. Podem receber o Auxílio Reencontro as pessoas em situação de rua que comprovadamente constavam, na data da publicação do Decreto n° 62.149, de 24 de janeiro 2023, em algum dos cadastros da Prefeitura de São Paulo indicados no Art. 46 do referido decreto.

Para acessar o Auxílio Reencontro, em ambas as modalidades, é necessário que o interessado seja encaminhado por um trabalhador técnico que realiza atendimento a pessoas em situação de rua, como, por exemplo, um técnico do Consultório na Rua, do Serviço Especializado de Abordagem Social, do CAPS, Centro de Acolhida, Núcleo de Convivência etc.

Esse técnico deve, com os dados de identificação do interessado, indicá-lo da seguinte forma:

  • No caso do Auxílio Reencontro Moradia: é necessário preencher um formulário on-line de indicação. Para ter acesso ao formulário, o técnico pode entrar em contato com o Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS) da SMADS, por meio do e-mail smadsnds@prefeitura.sp.gov.br ou telefone (11) 3291-9690. 
  • No caso do Auxílio Reencontro Família: enviar relatório de avaliação social, com os dados do interessado e análise a qual indique que o Auxílio Reencontro Família é uma alternativa para o caso encaminhado. O relatório deve ser enviado para reencontro.ampara@institutoclaret.org.br, com cópia para smadsnds@prefeitura.sp.gov.br.

Para saber mais sobre o Auxílio Reencontro Moradia, ligue para: 0800 591 4757 (seg. a sex. das 9h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados).

Clique aqui para acessar a notícia sobre a fase piloto do Auxílio Reencontro Família, em vigor desde setembro de 2023.

Conheça os serviços e políticas públicas da Prefeitura de São Paulo para a população em situação de rua em: https://prefeitura.sp.gov.br/poprua/