Programa Redenção

Ações integradas de saúde, assistência social, trabalho e direitos humanos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas.

O Programa Redenção, instituído pelo Decreto Municipal n° 58.760, no âmbito da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas, Lei Municipal n° 17.089, de 2019, é uma política pública que envolve ações integradas de atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional como estratégias para o tratamento de pessoas que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas e que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O Programa inclui ações das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), de Subprefeituras (SMSUB), de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Segurança Urbana (SMSU), coordenadas pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE).

A atuação do Programa se dá em parceria com o Governo do Estado, a partir dos seguintes eixos:

 

  • Atenção à saúde e oferta de tratamento: Ações coordenadas entre diferentes pontos da rede de atenção à saúde, com vistas ao atendimento, acompanhamento, tratamento e cuidado integral de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, tendo como foco não apenas na questão da dependência química, mas na condição de saúde de forma ampliada.
  • Proteção social, acolhimento, moradia e trabalho: Ofertas que visam à garantia da proteção social a famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social por violação de direitos, prioritariamente, as associadas aos usos de álcool e outras drogas, por meio da oferta de serviços, programas, projetos e benefícios.
  • Segurança pública e sistema de justiça: conjunto de ações coordenadas, de forma preventiva e ostensiva, com foco na preservação e segurança do espaço público e no combate ao tráfico de drogas e outros crimes.
  • Diagnóstico e intervenção nas cenas de uso: coleta, sistematização e integração de dados que subsidiam diagnósticos e intervenções nas cenas abertas de uso
  • Gestão e requalificação urbana: intervenções em zonas degradadas por cenas de uso para a construção de equipamentos públicos e recuperação de infraestruturas, gerando dinamismo social, econômico, cultural e paisagístico e promovendo melhorias das condições de vida dos munícipes.
  • Prevenção ao uso abusivo e à dependência química: construção de estratégias de prevenção ao uso abusivo e à dependência química, de forma multisetorial, articulando políticas públicas de saúde, assistência social, segurança urbana, cultura e lazer, esportes, educação e trabalho
  • Qualificação das equipes de atendimento: formação e capacitação dos profissionais para o atendimento de pessoas que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas, com vistas à qualificação do atendimento ofertado.

 

SAIBA MAIS: Histórico do Programa Redenção.

Contato institucional:
Coordenação do Programa Redenção - Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos - SEPE/SGM
programaredencao@prefeitura.sp.gov.br

Mais informações:
Canal Programa Redenção - Prefeitura SP no YouTube