Programa Redenção na Rua é vencedor de prêmio de Justiça e Cidadania

Selecionado em primeiro lugar na categoria, o projeto Mães e Filhos na Rua faz parte do Programa Redenção, da Prefeitura de São Paulo

O projeto Mães e Filhos da Rua, implementado pelo Redenção na Rua, da Prefeitura de São Paulo, foi o vencedor da 19ª edição do Prêmio Innovare na categoria Justiça e Cidadania. A cerimônia de premiação aconteceu hoje, dia 7, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A ação, selecionada entre 142 iniciativas na categoria, tem foco na relação das mães em situação de rua e uso abusivo de drogas, com seus filhos, promovendo o acompanhamento desde a gestação até o ingresso na escola. Ao todo, esta edição do prêmio recebeu 549 inscrições.

O Prêmio Innovare tem como objetivo divulgar e difundir as práticas que contribuem para o bem público em diversas áreas da sociedade. Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.

O Mães e Filhos na Rua promove a capacidade das mães cuidarem dos seus filhos, auxiliando-as em todas as suas necessidades, como uma forma de quebrar o ciclo de vulnerabilidade instalado. “É indescritível ter esse trabalho reconhecido e poder dar visibilidade à equipe do Redenção na Rua, que é tão potente, e à essa população tão vulnerável e carente”, comemora Andrea Cristina Guerra, cofundadora do projeto e Coordenadora das equipes do Redenção na Rua. Alexis Vargas, Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, também celebra a homenagem: “É uma importante vitória dessa equipe que diuturnamente atua na região da Cracolândia, com atendimento especial às gestantes e crianças em situação de rua”.

O Redenção na Rua faz parte do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica - SIAT I, que promove tratamento para usuários em seu primeiro estágio de autonomia, com abordagens na rua. Este é um dos braços do Programa Redenção, coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, que implementa ações integradas de atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional para o tratamento de dependentes químicos que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas e que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social.

Fundado em 2018, o Redenção na Rua realizou, entre janeiro e setembro de 2022, mais de 4.700 atendimentos médicos, mais de 5.900 atendimentos de enfermagem e mais de 200 atendimentos odontológicos. O serviço funciona de forma integrada com os demais equipamentos da rede: em 2022, foram realizados mais de 2.400 encaminhamentos para a rede de saúde, mais de 1200 encaminhamentos para o SIAT II e mais de 400 encaminhamentos para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD IV). Em quatro anos, o programa já atendeu mais de 90 pacientes com tuberculose e 93 gestantes.

Por estar entre os finalistas, o projeto Mães e Filhos da Rua passa a integrar o Banco de Práticas do Instituto Innovare, ao lado de mais de 7 mil iniciativas. Assista o momento da premiação:

Assista ao momento da premiação:

Assista ao vídeo completo da premiação em: https://www.youtube.com/watch?v=ZrZAFfCPvos

Acesse a notícia completa em: www.capital.sp.gov.br/noticia/programa-redencao-na-rua-e-vencedor-do-premio-innovare