SIAT III Ermelino Matarazzo completa três anos de atividade

O Serviço do Programa Redenção já promoveu a reintegração social de mais de 130 beneficiários

Texto: Gustavo Oliveira
Fotos: Reprodução/SIAT III Ermelino Matarazzo
Arte: Gustavo Oliveira

Há três anos, o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) III Ermelino Matarazzo acolhe e transforma a vida de pessoas que sofrem por consequência do uso abusivo de álcool e outras drogas e que viviam em situação de vulnerabilidade ou risco social, em sua maioria, na região da Cracolândia. O equipamento faz parte do Programa Redenção da Prefeitura de São Paulo e desde agosto de 2020 coleciona histórias de pessoas que aceitaram o tratamento e viram suas vidas se transformarem para melhor.

A categoria III do SIAT é um estágio avançado do tratamento que acolhe cada pessoa por até dois anos. Os beneficiários chegam ao equipamento após encaminhamento das equipes e recebem acompanhamento integral e capacitação profissional. Esta é a terceira e última fase da ressocialização, após a abordagem e a passagem pelo SIAT II (acolhimento temporário).

A estrutura do SIAT III Ermelino Matarazzo conta com suítes, que acomodam dois beneficiários por dormitórios, ambiência, cozinha, refeitório, espaço de inclusão digital e área externa com horta, mesas de jogos, brinquedoteca e quadra poliesportiva. Neste espaço, há uma atenção especial para a retomada de vínculo familiar, profissionalização e estímulo à autonomia dos acolhidos. Eles realizam seus tratamentos nas unidades da rede de saúde próximas ao SIAT (Unidade Básica de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial) e têm a oportunidade de realizar requalificação profissional no Programa Operação Trabalho (POT Redenção), com bolsa de R$ 923,95.

Implementada em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo, nestes três anos a unidade já acolheu 133 beneficiários e promoveu saídas qualificadas. “Tivemos a oportunidade de protagonizar muitas histórias, reencontros entre pais, filhos e familiares em geral, retomada aos estudos, à autonomia e, sobretudo, à dignidade humana”, relata a Coordenadora do SIAT III, Raquel Machado.

O fortalecimento de vínculos familiares e a construção de novos vínculos dentro e fora do equipamento é parte importante do processo de reintegração social e de retomada da autonomia dos beneficiários. Edmar Carvalho dos Santos, 58, que morou no SIAT III Ermelino Matarazzo por dois anos, encontrou no afeto a motivação para pensar em novos planos de vida, desde que conheceu, no segundo ano de seu tratamento, a namorada Dolores. Hoje, morando juntos, trabalham com entregas e juntam as economias para se mudar para a Europa, onde um dos filhos de Dolores mora. “Eu precisava do tratamento, sozinho eu não conseguiria”, afirma o ex-beneficiário do Programa Redenção. “Nosso maior recurso é o vínculo e nossa maior tecnologia é o afeto. Assim, acreditamos na ascensão humana, no resgate da cidadania e na certeza de ressignificar a própria história”, complementa a coordenadora Raquel Machado.

Durante os três anos de atividade, o SIAT III Ermelino Matarazzo realizou diversas ações de lazer e conscientização entre os beneficiários, promovendo a integração como parte do tratamento. Dentre as atividades, estão o “Encontro de Homens pelo fim da violência contra a mulher”, em março de 2023, a participação em desfiles de carnaval, visitas a museus, oficinas de artesanato e práticas culinárias. As atividades deste e dos demais equipamentos do Programa Redenção estão registradas nos informes mensais, publicados no site: www.prefeitura.sp.gov.br/programaredencao.

 

Acesse os informes do Programa Redenção em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/secretaria_executiva_de_projetos_estrategicos/programa_redencao/index.php?p=333610

 

“O SIAT é o caminho para a mudança, eu mudei aqui como pessoa”; “Agradeço à casa pelo tempo de acolhimento. Fui atendido em todas as necessidades”; "Lugar onde tive oportunidades boas de trabalho"; "Os profissionais sempre me atendiam bem e até em momentos que pensei em desistir, eles estavam ali para me ajudar"; são alguns dos comentários deixados por beneficiários do SIAT III Ermelino Matarazzo no questionário “SIAT III pelo olhar do/a beneficiário/a”, que é respondido ao final do acolhimento.

 

 

Sobre o programa

O Programa Redenção integra ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). Por meio destas ações, o Programa oferece mais de 1.000 vagas de acolhimento e tratamento.

Outro importante eixo do Programa é o Programa Operação Trabalho (POT) Redenção, que oferece capacitação e reinserção ao mercado de trabalho aos beneficiários. Em 2023, as vagas do POT Redenção foram ampliadas de 600 para 1.000. Neste ano, até o mês de maio, 1.465 pessoas já foram beneficiadas pelo POT. Destas, 230 foram inseridas no mercado de trabalho, 85 obtiveram moradia autônoma e 90 retornaram ao convívio familiar.

“Após três anos de trabalho é possível afirmar a consolidação do Programa Redenção como uma Política Pública eficiente, à medida que os objetivos vêm sendo atingidos com resultados expressivos”, finaliza Raquel. O SIAT III conta atualmente com quatro unidades pela cidade, em Ermelino Matarazzo, na Penha, Brasilândia e Heliópolis.