Conheça o Guia Prático de Apoio às Famílias com Crianças com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo e Altas Habilidades ou Superdotação da Cidade de São Paulo

Material foi elaborado pela Prefeitura de São Paulo no âmbito do Plano Municipal pela Primeira Infância do Município de São Paulo

Está disponível no site da Prefeitura de São Paulo o Protocolo Integrado de Atenção às Famílias com Crianças com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Altas Habilidades ou Superdotação. Este instrumento foi elaborado em conjunto com a sociedade civil e conta com dois guias práticos: um destinado às famílias e outro aos profissionais que atuam na rede pública municipal. Acesse na página www.prefeitura.sp.gov.br/protocolosprimeirainfancia.

 

 

Os guias práticos de apoio foram elaborados pelo Grupo de Trabalho, com ilustração e diagramação pelas Secretarias Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE) e Pessoa com Deficiência (SMPED).

O protocolo é uma estratégia transversal e intersetorial com o objetivo de promover e fortalecer a atenção integral às famílias, visando o desenvolvimento máximo das crianças com deficiência, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades ou superdotação. “O processo de construção do protocolo contou com a ampla participação de profissionais da rede municipal, familiares de crianças que acessam os nossos serviços e especialistas no tema. O material representa um avanço para as políticas municipais e cria um novo canal de comunicação sobre nossas ofertas, as famílias e crianças atendidas”, afirma o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega. Durante o ano de 2023, o Grupo de Trabalho composto por membros de secretarias municipais realizou reuniões com os profissionais dos serviços municipais e de instituições da sociedade civil, famílias com crianças com essas características e especialistas na temática.

"O guia dará apoio incondicional às famílias e fará enorme diferença nas suas vidas, pois as pessoas precisam deste apoio quando recebem a notícia de que um filho seu é um bebê ou uma criança com deficiência”, destaca a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco. “O material que lançamos transforma a vida dessas pessoas, tanto as famílias quanto profissionais da rede. Dão suporte e fazem com que elas possam entender com mais leveza as situações clínicas de seus filhos ou de algum parente ou de algum paciente. A gente tem que aplaudir muito”, complementa.

O material foi anunciado em dezembro de 2023 durante o evento “A educação paulistana reafirmando os direitos da pessoa com deficiência”, que contou com a participação de profissionais de equipamentos de educação. O lançamento ficou registrado no Canal da Primeira Infância no Youtube.

 

O terceiro Protocolo Integrado de Atenção à Primeira Infância do Município foi estabelecido pela Portaria Conjunta das Secretarias de Governo (SGM), Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), Pessoa com Deficiência (SMPED), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Cultura (SMC), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Educação (SME), Esportes (SEME) e Saúde (SMS), nº 8 de 30 de novembro de 2023. Em dezembro de 2023, a Prefeitura iniciou as capacitações de profissionais da rede municipal e Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância.

Os Protocolos Integrados de Atenção à Primeira Infância estão previstos no Plano Municipal pela Primeira Infância 2018-2030 e no Programa de Metas 2021-2024 em sua meta 11 - Implantar quatro protocolos integrados de atendimento para a primeira infância. Esses instrumentos são instituídos para fortalecer a rede integrada de proteção às gestantes, crianças nos primeiros anos de vida e suas famílias ou cuidadores através da atuação articulada entre os diversos órgãos da administração pública que atendem estes públicos. Estes materiais são disponibilizados aos profissionais e às famílias nos murais de escolas, Unidades Básicas de Saúde, equipamentos de assistência social e demais espaços públicos da cidade e também no site: www.prefeitura.sp.gov.br/protocolosprimeirainfancia.