No primeiro mês de atuação, o Ampara SP realiza 1,6 mil acolhimentos e mais de 3 mil atendimentos sociais

O projeto, focado no acolhimento, tem contribuído para diminuir o número de barracas presentes nas ruas e praças da cidade

 Desde o dia 10 de abril, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, conta com o Projeto Ampara SP, ação complementar ao Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), que tem um atendimento multidisciplinar voltado ao atendimento das pessoas em situação de rua. Nesses 30 dias de atuação, as equipes formadas por arte-educadores, terapeutas ocupacionais, educadores físicos e sociólogos, já realizou 3.518 atendimentos sociais em pontos onde há maior concentração de pessoas em situação de rua. Destes atendimentos, 1.600 resultaram em encaminhamentos para vagas de acolhimentos da rede socioassistencial.


As equipes do Ampara SP atuam 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana, percorrendo pontos mapeados previamente. Em alguns dos locais percorridos já é perceptível o resultado da ação. Na Praça do Patriarca, onde havia 10 barracas, houve uma redução de 70% dos abrigos improvisados. Na Praça da Armênia, onde foi registrada a primeira ação do Ampara, a redução no número de barracas foi de 62,5%. Atualmente há três barracas no local.

Confira a matéria completa clicando aqui.

Notícia publicada em 12/05/2023 no site da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.