Conselho do Idoso comemora 25 anos na Câmara de São Paulo

A Secretaria Especial de Relações Governamentais participou na manhã de ontem (21) da comemoração dos 25 anos do Conselho do Idoso na Câmera Municipal de São Paulo.


Milton Flávio, secretário especial de Relações Governamentais reconheceu as dificuldades da população idosa e destacou os benefícios garantidos por lei nos últimos anos.


“São 25 anos de muita luta para uma população cada vez mais numerosa. A população que vivia até os 60 anos, no século passado, hoje passa dos 90. Hoje eles vivem novas oportunidades, aquilo que a legislação lhes permitiu usufruir, como o passe do idoso, a vacinação, o direito ao diagnóstico de câncer de próstata e, sobretudo, o próprio Estatuto do Idoso, que garante a eles uma respeitabilidade que no passado não existia”.


Com um número de jovens em queda livre, a quantidade de idosos passou da marca dos 15 milhões em 2016. E segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) eles serão 30 milhões em apenas cinco anos. Em 2060, um terço da população do país vai ter mais de 60 anos de idade.


A presidente do Grande Conselho do Idoso da cidade, Clotilde Benedik de Sousa, relata que as denúncias sobre a violação de direitos têm crescido de forma considerável.


“O idoso está vivendo mais, mas ainda não está vivendo melhor. Isso se faz sentir no aumento significativo das mais variadas denúncias que chegam ao Conselho. Por isso, cada esforço que tivermos de fazer será pequeno diante dos desafios que vamos enfrentar. Quero dizer aqui que nós continuaremos sempre na defesa intransigente dos Direitos Humanos”.

Confira fotos do evento:

 

 


Acompanhe a página no Facebook da Secretaria Especial de Relações Governamentais aqui