Pela socialização dos Direitos Humanos

Servidores encerram formação em prol da cidadania dentro e fora da Prefeitura, e estão aptos a atuar como multiplicadores

Sessenta funcionários da Prefeitura de São Paulo receberam uma importante capacitação: a partir deste mês, eles serão multiplicadores e socializadores do conteúdo do curso de “Formação de servidores públicos municipais em Direitos Humanos e Cidadania”. A última aula ocorreu na sexta-feira, 28 de agosto, e contou com a presença da coordenadora da EMASP, Anita Gea Martinez Stefani.

O curso foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, em parceria com a EMASP, e desenvolvida pela entidade Escola de Governo. Ao longo das 40 horas de formação, os servidores discutiram a respeito da importância de suas atividades e atendimentos para as políticas públicas e cidadãs na cidade de São Paulo.

Transmissão

Os alunos, após a formatura que deverá ocorrer na segunda quinzena de setembro, poderão atuar como multiplicadores do conteúdo na própria EMASP. Eles também terão a missão de repassar o aprendizado e as experiências absorvidas às ações do dia a dia, tornando-se socializadores das práticas dos Direitos Humanos aos cidadãos paulistanos.

“Como socializadores, vocês são responsáveis por transmitir o que aprenderam aos 140 mil servidores dessa Prefeitura. E o importante: a sociedade também ganhará com essa formação”, disse Anita aos alunos e instrutores.

Vivências e debates

Segundo a Coordenação de Educação da Secretaria, as rodas de conversa proporcionaram momentos muito ricos e de envolvimento dos servidores.

Os diálogos, porém, não se limitaram à sala de aula, pois os servidores tiveram experiências em importantes espaços da cidade de São Paulo. Entre as vivências, os alunos passaram pela comunidade indígena do Jaraguá, pelo Centro Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI), pelo Memorial da Resistência e também acompanharam o programa municipal De Braços Abertos.

Dezoito Secretarias participaram da formação de março até setembro deste ano, totalizando a presença de 300 servidores. Os temas dos encontros foram os mais diversos, como a juventude, a questão indígena, população de rua, gênero, população negra, imigrantes, idosos e LGBT.