OBSERVASAMPA – EXPLORANDO AS FERRAMENTAS DA PLATAFORMA

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Lançado em 2014, o ObservaSampa é um portal com sistema de indicadores da Prefeitura e da cidade, acompanhado de análises setoriais importantes para a elaboração e avaliação de políticas públicas. Desde seu lançamento, o ObservaSampa apresenta mais de 350 indicadores, muito deles regionalizados em subprefeituras e distritos. Além dessas funcionalidades, a plataforma ObservaSampa abriga os indicadores do Programa de Metas, do plano plurianual e também das ODS, todos eles distribuídos em eixos temáticos próprios. Trata-se de ferramenta importante para a elaboração, avaliação de políticas públicas e também monitoramento dessas políticas.

Atualmente o Observa encontra-se com grande parte de seus indicadores atualizados (80%), isso porque muitos destes indicadores foram elaborados com dados do Censo Demográfico 2000 e 2010 e, portanto, aparecem somente para essas datas.

OBJETIVOS
Apresentar o portal ObservaSampa, seu conteúdo e aplicações e as ferramentas de consulta; bem como capacitar os servidores e público geral para elaborar e interpretar indicadores sociais.

CONTEÚDO
A capacitação será iniciada com a apresentação do ObservaSampa incluindo histórico, conteúdo, principais aplicações. Essa etapa introdutória será importante para elucidar do que se trata a ferramenta e divulgá-la também entre os servidores e sociedade civil. Em seguida, via navegação pelo site, serão apresentados os recursos disponíveis no menu seguida da realização de simulados para obtenção das informações.
Técnicas: Administração de aula teórica visando a transmissão de conceitos, mecanismos de ação, aplicabilidade e demais informações sobre a plataforma e parte prática de obtenção dessas informações via desktop.

PÚBLICO-ALVO

  • Agentes públicos da PMSP que desenvolvam trabalhos de consulta de mapas e dados sobre o Município e que já utilizem outras plataformas da prefeitura em suas atividades de trabalho, como o GEOSAMPA;
  • Agentes públicos de outras esferas de governo;
  • Sociedade civil;
  • É aconselhável ter algum conhecimento sobre banco de dados, indicadores e variáveis.

METODOLOGIA
Exposição da plataforma e apresentação teórica e prática.

CARGA HORÁRIA
4 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: ÓTIMO
Frequência: 100%