PROGRAMA DE ENSINO DE LÍNGUAS EM ÂMBITO INSTITUCIONAL - RUSSO II (NÃO VALIDADO)

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

No Brasil vivem hoje cerca de 750 mil estrangeiros, e São Paulo é a porta de entrada da maioria (Dados do Atlas de Imigração – UNICAMP, São Paulo). A presença da população migrante na cidade vem crescendo dia-a-dia, assim como as legislações para garantir o direito a essa população. Dentro desse contexto, novos desafios estão sendo colocados para os colaboradores da PMSP, como o desafio da comunicação, como realizar um bom atendimento se não consigo entender a demanda trazida?

A barreira linguística encontrada trouxe a motivação para criar este curso que trará conceitos básicos para que o atendimento seja realizado em sua totalidade, seja para o público interno ou externo.

Com seu destaque, São Paulo é a sexta maior metrópole do mundo. Seguindo diretrizes internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) onde determina que as seis línguas oficiais de comunicação internacional são: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, russo (Resolução 71/323 – ONU) e a Prefeitura do Município de São Paulo se coloca a frente trazendo capacitação aos agentes públicos municipais no que diz respeito ao ensino de línguas em âmbito institucional.

OBJETIVO
Apresentar um vocabulário próprio para o diálogo em Língua Russa, para atendimento e orientação de público que acorre à Prefeitura de São Paulo.

CONTEÚDO

  • Palavras-chave de teor formal e administrativo de algumas áreas da Prefeitura de São Paulo
  • Treinamento de leitura de textos
  • Treinamento de diálogos e expressões coloquiais

METODOLOGIA
Aulas participativas presenciais; diálogos com uso de vocabulário de área administrativa e apresentação de palavras-chave para orientação de serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo; uso de livros didáticos; exercícios.

PÚBLICO-ALVO
(a) Concluíntes do curso de Russo I; (b) agentes públicos municipais que realizem atendimento na PMSP, tanto de público interno quanto externo; funcionários que trabalhem com imigrantes; funcionários que realizam fiscalização, funcionários de Recursos Humanos; futuros atendentes do Descomplica/SP; demais interessados no tema mediante compatibilidade com as justificativas; (c) até 10% para a sociedade civil.

CARGA HORÁRIA
Total: 28 horas (24 horas presenciais + 4 horas não presenciais)

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 83,3%