MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: MITOS E REALIDADE

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Os transportes urbanos são estruturadores do desenvolvimento das cidades e o melhor conhecimento sobre eles pode ajudar  na solução de problemas práticos da cidade; os gestores desenvolveram legislação avançada no âmbito da sustentabilidade urbana. O melhor conhecimento sobre sua relevância pelos servidores públicos municipais é condizente com a melhoria na gestão pública.

OBJETIVO
Discutir a mobilidade urbana no contexto do município de São Paulo; conhecer os impactos da mobilidade urbana atual para o município de São Paulo; refletir sobre os caminhos possíveis para a construção de uma mobilidade urbana sustentável no município de São Paulo.

CONTEÚDO

  • Conceitos de mobilidade urbana e sustentabilidade;
  • Os transportes urbanos e a estruturação das cidades;
  • A mobilidade urbana no contexto do município de São Paulo;
  • Os impactos da mobilidade urbana atual para o município de São Paulo;
  • Os princípios para a mobilidade urbana sustentável presentes nos planos Diretor Estratégico 2014 e de Mobilidade do Município de São Paulo (PlanMob2015);
  • Os caminhos possíveis para a construção de uma mobilidade urbana sustentável no município de São Paulo.

METODOLOGIA
Exposição dialogada.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos e membros da sociedade civil interessados no tema, preferencialmente que sejam partes envolvidas na promoção da mobilidade urbana sustentável no município de São Paulo e que tenham papel de liderança nesse sentido.

CARGA HORÁRIA
2 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 100%