PREFEITURA DE SÃO PAULO

Mostra Competitiva do 7º ENTRETODOS começa nesta segunda, 3/11, com exibições em 57 pontos distribuídos pela cidade

Até o dia 7, serão exibidos 43 curtas com temática de direitos humanos; 29 na mostra competitiva e 14 integrando o bloco infantil; desses, 5 foram produzidos por alunos da rede municipal de ensino

30/10/2014 13h33

Entre os dias 03 e 07 de novembro acontece a Mostra Competitiva da 7ª edição do Festival de Curtas-Metragens em Direitos Humanos – ENTRETODOS – em 57 pontos de exibição espalhados pela cidade de São Paulo. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, que definiram o tema da 'cidadania cultural' como mote geral desta edição. O objetivo é estimular a cultura de direitos humanos e cidadania por meio do audiovisual, utilizando equipamentos públicos de educação e de cultura.

Essa edição alcançou o registro histórico de maior número de vídeos inscritos no Festival, em torno de 300, e também o maior número de pontos de exibição, ganhando mais expressividade e cobertura dos territórios da cidade de São Paulo. Isso, favorece a regionalização de atividades em temas de direitos humanos e a disseminação do acesso à cultura como prática e exercício de cidadania.

Confira aqui a programação e os locais de exibição

A cerimônia de premiação dos melhores vídeos, eleitos pelo Júri Oficial e pelo Júri popular, será realizada no dia 8/11, no Centro Cultural São Paulo. Além dos filmes premiados, os diretores e responsáveis nas categorias ‘Melhor Curta-Metragem’, ‘Melhor Roteiro’, ‘Cidadania Cultural’, ‘Visão Social’ e ‘Educação em Direitos Humanos’ também serão avaliados pelos membros do Júri Oficial da 7ª edição do Festival.

Entre os dias 7 e 8 de novembro, a Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC estará recolhendo as cédulas dos pontos de exibição e computando os resultados das votações ocorridas ao longo das diversas sessões. O público votante colabora ativamente para identificar o Prêmio de Melhor Curta-Metragem, já que também no campo do audiovisual as formas democráticas de participação são valorizadas para a construção da cidadania.

Veja como foi a 6ª edição do Festival, realizada em 2013