Núcleo Socioambiental

Construindo história

O Núcleo Socioambiental Cambuci nasceu da necessidade em se disseminar o conceito da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P junto à comunidade, através dos Telecentros. O qual está localizado dentro do espaço físico da Incubadora de Projetos Sociais Auto-Financiados e tem como objetivo realizar a interação da comunidade local do Cambuci, visando a melhoria da qualidade de vida, resgate da história e das tradições locais, estimulando a reflexão quanto à importância da responsabilidade socioambiental por parte de cada indivíduo, partilhando uma consciência global e cidadã, para abordar as possíveis melhorias e os principais problemas do bairro do Cambuci, tornando-o um ambiente equilibrado.

Além do resgate histórico do Cambuci o Núcleo desenvolve diversas atividades, através da educação ambiental, oferecendo oficinas de reutilização de materiais, palestras sobre consumo consciente, desta forma, coletores seletivos de metal, papel, plástico, vidro, pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, foram implantados nas dependências da Incubadora para estimular e reforçar as pequenas mudanças de atitudes, minimizando a degradação do meio ambiente.

O Núcleo reformulou a apostila de Oficina de Comunidade e Meio Ambiente para a Capacitação do Projeto Telecentros e criou o banner “A3P nos Telecentros” que auxilia na implantação do conceito de A3P, integrado com o uso de coletores seletivos. Todas as atividades desenvolvidas visam estimular a mudança de atitude no cotidiano e apresentar dicas de consumo consciente, alternativas de renda e principalmente estimular a consciência ambiental nas pessoas.

O Núcleo está montando um pequeno acervo com livros, cartilhas, folhetos, filmes, apostilas e dicionários voltados ao tema Socioambiental, disponível para consulta da comunidade.

Neste ano, 2009 o Núcleo Socioambiental Cambuci organizou a 1ª Semana Ambiental tendo como foco o resgate histórico do Cambuci, tendo como primeira ação o plantio de 10 mudas de Cambuci, distribuídas na Incubadora, Pólo Cultural da 3ª Idade do Cambuci, praças e colégios do bairro em comemoração ao dia Mundial do Planeta Terra.

BAIRRO DO CAMBUCI
O Cambuci, além de ser um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo é também o nome de uma árvore frutífera, encontrada na Serra do Mar, na vertente paulista, e que já foi predominante na região. Bairro de formação antiga, o Cambuci foi entrada da cidade para quem subia a serra e passava pelo Córrego do Lavapés, que tem este nome justamente por ser, na época, onde se lavava os pés e se descansava por algum tempo dando comida e água aos animais de carga, antes de entrar na cidade propriamente dita.

Historiadores dão conta que na Bandeira Brasileira, desenhada logo após a Proclamação da Independência, o verde da mata que inspirou a base, foi justamente o tom predominante da região inundada por Cambucizeiros, desde o riacho do Ipiranga até perto de onde hoje é o Centro da Cidade.

O bairro do Cambuci trata-se de um distrito predominantemente residencial da capital, com alguns pontos de forte concentração comercial e de serviços, especialmente, nos arredores do Largo do Cambuci, nas ruas do Lavapés, e da Independência e na Avenida Lins de Vasconcelos. Atualmente é um distrito onde predomina residências de classe média, porém ainda encontram-se áreas degradadas onde residem moradores de baixa renda nas proximidades da Avenida do Estado.

O bairro do Cambuci possui grande parte de sua população de idosos.