Incubadora de Projetos Sociais

A Lei Municipal nº 15.764/2013, que trata da reforma administrativa implementada pela gestão do prefeito Fernando Haddad, estabeleceu na estrutura da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) o Escritório de Gerenciamento de Projetos, que possui como uma de suas principais atribuições a gestão da Incubadora de Projetos, equipamento público municipal voltado ao tema de direitos humanos e cidadania.

A Incubadora de Projetos encontra-se no prédio que sediou a antiga Gráfica Municipal. Ela tornou-se incubadora de projetos sociais auto-sustentáveis e de empreendedorismo no âmbito da extinta Secretaria Municipal de Participação e Parcerias e, desde junho de 2013, vem sendo reorganizada para contemplar a missão institucional da SMDHC.

O passo inicial de reestruturação da Incubadora é a transformação deste equipamento num espaço de experimentação de projetos-pilotos que articulem os públicos-alvo e as temáticas de ações da SMDHC – que já tem o acompanhamento direto do Escritório de Gerenciamento de Projetos –, fortalecendo o diálogo com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e outros atores sociais que se encontram à margem das políticas públicas, além do empoderamento dos mesmos. É importante também o resgate histórico do uso do prédio.

Deste modo, o direito à comunicação e a liberdade de expressão foram escolhidos como motes para desenvolver o trabalho central da Incubadora de Projetos, que irá receber atividades e incubar projetos relacionados prioritariamente aos referidos temas, bem como projetos que se utilizem de novas linguagens artísticas e de comunicação social para representar os direitos humanos, buscando colaborar, assim, para a construção de uma nova cultura de direitos humanos na Cidade.

 

Incubadora de Projetos
Rua Otto Alencar, 270, Cambuci
Tel.: (11) 3208-2020