Oficina sobre direito à comunicação e liberdade de expressão abre o Projeto Comunica DH

Participantes debateram a evolução histórica e os conceitos básicos do direito à comunicação. Realizada em parceria com a organização da sociedade civil Intervozes, oficina vai até julho

Começou na tarde de segunda-feira, dia 19, na Incubadora de Projetos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Oficina ‘Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão’, que integra o ciclo de oficinas formativas do Projeto Comunica DH, realizado pela SMDHC com o objetivo de oferecer à população atividades gratuitas de formação em comunicação sobre direitos humanos e cidadania.

Na primeira oficina – desenvolvida em parceria com a organização da sociedade civil Intervozes –, os participantes debateram a evolução histórica do direito à comunicação e os conceitos básicos do tema. Larissa Beltramim, secretária-adjunta da SMDHC, abriu os trabalhos e chamou a atenção para a história do prédio da Incubadora de Projetos, que abrigou a antiga Gráfica Municipal e que, “a partir de agora, resgata a sua história para incubar projetos de comunicação em direitos humanos”.

O Comunica DH tem como proposta transformar a Incubadora, localizada no bairro do Cambuci, em um lugar de incubação de projetos-pilotos e outras atividades que articulem os públicos e os temas de trabalho da SMDHC, com foco na comunicação sobre direitos humanos.

Saiba mais sobre o Comunica DH

“O direito à comunicação é não somente um direito-meio, que permite a promoção do conjunto de direitos humanos, mas também um direito-fim fundamental para o respeito à dignidade humana”, disse Diogo Moyses, da Intervozes, que ministrou a oficina.

Para a coordenadora do Escritório de Projetos da SMDHC e responsável pelo Comunica DH, Bethânia Suano, realizar atividades que promovam a comunicação em direitos humanos é uma inovação desta gestão. “E o direito à comunicação é importante para a mudança de cultura, em que os direitos humanos são pensados como um direito de todos os cidadãos.”

Nesta quarta-feira, dia 21, o tema da oficina será o sistema de comunicação no Brasil, com foco na legislação nacional sobre o tema.

Os encontros acontecem até julho e são gratuitos. As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/1okcOfD.

 

Foto: Incubadora de Projetos

 

Incubadora de Projetos
Rua Otto Alencar, 270, Cambuci
Tel.: (11) 3208-2020
Comunica DH: inscrições no link
http://bit.ly/1okcOfD
E-mail:
comunicadh@prefeitura.sp.gov.br

 

Como chegar

Metrô/ônibus
Metrô Liberdade (Linha 1 – Azul)
Caminhe até a Rua da Glória, 474. Embarque na linha de ônibus 314J-10 em direção à Santa Madalena. Desça na Rua Lavapés, 726 e caminhe em torno de 4 min. (350m) em direção à Rua Otto Alencar.

Metrô Vila Mariana (Linha 1 – Azul)
No Terminal Vila Mariana, embarque na linha de ônibus 274P-10 em direção a Penha. Desça no ponto da Rua Otto Alencar. Caminhe 1 min. (83m) até a Rua Otto Alencar, 270.

De carro
Acesso pela Avenida do Estado, Radial Leste, Lins de Vasconcelos, Av. Vinte Três de Maio e Corredor Norte-Sul.