NET e SMPP levam educação e lazer ao Cambuci

Várias autoridades estiveram presença no dia 26 na Incubadora

“Essa é uma nova forma de gestão pública”, diz o secretário Ricardo Montoro no lançamento, nesta quinta-feira (26), do projeto NET Comunidade pela Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Incubadora de Projetos Autofinanciados. A cerimônia, realizada na Incubadora, no bairro do Cambuci, também contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O NET Comunidade é uma iniciativa da NET Serviços, em parceria com a ONG Cidade Escola Aprendiz e o Instituto Asas. Tem como objetivo incentivar o protagonismo da comunidade na educomunicação – educação e comunicação social – a partir de oficinas de jornalismo, fotografia, mídias digitais e produção e linguagem audiovisual.

“A educação é uma grande alavanca para o desenvolvimento pessoal e comunitário. Nós vamos promover isso através de comunicação, informação e diversão. Deve contribuir para a integração do indivíduo com a família e para o desenvolvimento da comunidade”, explica José Paulo de Freitas, diretor de desenvolvimento organizacional da NET.

As oficinas são gratuitas e destinadas a adultos e jovens, e o espaço do NET Comunidade é aberto a toda a população. Contém computadores com acesso à internet, além de sala de cinema, onde serão feitas análises de filmes e documentários.

Uma das oficinas é a Repórter Comunidade, que oferecerá aulas de jornalismo, fotografia, vídeo e mídias digitais. Serão ensinadas técnicas de entrevista, de redação de textos para TV e de edição de vídeos. A pauta estará relacionada com a comunidade e com prestação de serviços, e as produções serão veiculadas pelo canal NET Cidade (canal 15 da NET São Paulo).

Gilberto Dimenstein - jornalista, presidente do Projeto Aprendiz e padrinho do NET Comunidade - salientou a diminuição da violência como consequência direta desse tipo de projeto social. “A melhor forma de gerar paz é fazer esse tipo de experiência. Como diz na bíblia, ‘no princípio era o verbo’”, conta.

Outro canal de comunicação com a comunidade é a Agência Comunitária, que funcionará como uma agência de notícias do bairro e que divulgará as ações desenvolvidas pelas comunidades.

“Plantamos uma semente e vai dar uma árvore Cambuci maravilhosa. A NET vai cuidar e regar, vamos ver se vai dar frutos”, promete José Antonio Félix, presidente da NET.

O NET comunidade funcionará dentro da Incubadora de Projetos Autofinanciados, localizada na Rua Otto de Alencar, 270, no Cambuci.