SMPP forma mais 120 alunos em reciclagem de computadores

Evento será no dia 26 de novembro

A segunda turma do curso de Remanufatura de Computadores, da Secretaria Municipal de Participação e Parceria (SMPP), irá se formar no dia 26 de novembro. O projeto, posto em prática através da Incubadora de Projetos Autofinanciados, visa profissionalizar jovens na área de tecnologia, a partir da reciclagem de computadores.

“É muito importante tentar mudar o conceito de um jovem, que num momento só pensa em soltar pipa e fazer bagunça na rua”, acredita Robert Keidy, coordenador geral de projetos sociais da Fundação Fundetec - uma das parceiras do programa. Desde o início do curso, em agosto de 2008, a Fundetec absorveu quatro alunos participantes do projeto. “Fazemos muitas provas e todos que se formam estão aptos a trabalhar com remanufatura e manutenção de computadores.”

Artur Roberto, professor e coordenador do curso, enfatiza a diferença entre o aluno no início do curso e ao final dele, pois os formandos apresentam “postura profissional, se relacionam e se propõem a fazer o trabalho de outra forma; como eles se apresentam parece com nível de faculdade”. Essa mudança é possível pois é feito acompanhamento profissional, além de ser ensinado como se portar e o que vestir numa entrevista de emprego, como se portar no local de trabalho e como manter um bom relacionamento interpessoal com os colegas.

Os 120 alunos, entre 16 e 20 anos de idade, tiveram aulas por seis meses e receberam R$240,64 de bolsa-auxílio mensal. Neste período, são consertados de 120 a 150 computadores, dos quais 90% são doados a instituições públicas e 10% são vendidos, com o lucro revertido para o próprio curso.

“Nós temos alguns alunos que ingressaram no mercado. Alguns trabalham por conta, outros mandam currículos e são chamados por empresas pra trabalhar na área de informática”, explica Roberto. Além disso, o professor busca com parceiros a possibilidade de encaminhar os currículos e ampliar oportunidades dos formandos.

A ação conta com o apoio da Fundação Fundetec e das Secretarias do Trabalho e de Assistência e Desenvolvimento Social, através do projeto Nós do Centro, além do patrocínio da Microsoft e da Planac Informática.

INCLUSÃO SOCIAL

O Projeto de Inclusão Social - Nós do Centro visa ampliar o acesso da população do centro de São Paulo aos serviços públicos e não-públicos, além de promover geração de renda, desenvolvimento comunitário, atendimento social, fortalecimento de mulheres e a emancipação de famílias carentes.

A proposta é fruto de uma política social intersetorial e de uma cooperação técnica bilateral entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a União Europeia. Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, conta com a parceria das Secretarias Municipais do Trabalho, de Cultura, de Participação e Parceria, de Relações Internacionais, das Subprefeituras Sé e Mooca, além de diferentes organizações não-governamentais com experiência em inclusão social.

SEVIÇO

Formatura da segunda turma do curso de Remanufatura de Computadores
Data: 26/11/2009
Horário: às 17h
Local: Auditório da Fundação Fundetec
Alameda Northamann, 598, Santa Cecília