SMDHC participa de encontro internacional sobre violências nas cidades

Secretário-Adjunto apresentou políticas de combate à LGBTfobia em painel

 A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania participou, dos dias 19 a 21 de abril, do Fórum Mundial de Violências Urbanas e Educação para a Convivência e a Paz. O encontro, que reuniu líderes locais e globais representando diversas cidades do mundo, foi organizado e sediado pela cidade de Madri.

O encontro parte do reconhecimento feito pela Nova Agenda Urbana e pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável de que as cidades são protagonistas dos importantes desafios do desenvolvimento. O Fórum busca enfatizar o que está ao alcance dos líderes locais para converter as cidades em lugares de paz e convivência. O Fórum Mundial também dialoga com os compromissos estabelecidos no Conselho Mundial das Cidades e Governos Locais Unidos, que São Paulo integra, assumidos no âmbito da COP21 em 2015 em Paris.

 A Prefeitura de São Paulo foi convidada pela Associação Internacional de Cidades Educadoras para palestrar sobre suas políticas municipais de direitos humanos, em particular com foco na população LGBT. A apresentação foi feita pelo Secretário-Ajunto da SMDHC, Thiago Amparo, em painel sobre LGBTfobia, no dia 20 de abril. 

Secretário-Adjunto Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Thiago Amparo, na mesa sobre LGBTfobia no Fórum Mundial de Violências Urbanas

 Compuseram também a mesa a ativista Anjana Suvarnanada, da Tailândia; o Festival de cine LGBTi de Kampala, Uganda; do Instituto Enseñanza Secundaria Duque de Rivas Vaciamadrid, de Madri; e a Marcha por la diversidad del sur, de Madri. O diálogo da mesa contou com a participação de Mariela Castro, do Centro Nacional de Educación Sexual, de Cuba; da Prefeitura de Reikiavik, da Islândia; e da Prefeitura de Lublijana, da Eslovênia.

 A programação do Fórum contou também com mesas sobre violências relacionadas a diversas questões além da LGBTfobia, como racismo, xenofobia, gênero, juventude e desigualdade. A programação completa do Fórum pode ser acessada aqui.

Painel sobre Violência de Gênero no Fórum Mundial de Violências Urbanas