PREFEITURA DE SÃO PAULO

O acesso à alimentação saudável e Sustentável será tema do III Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de SP

Em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o evento reunirá principais atores envolvidos com a temática para a troca de ideias e apresentação de resultados obtidos na segunda-feira (17)

13/10/2022 13h46

No dia 17 de outubro, segunda-feira,, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - Cosan, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizará o III Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento reunirá os atores do Poder Público, além de autoridades do terceiro setor e sociedade civil, para a apresentação de resultados e troca de ideias.

O evento faz parte da programação da Semana Municipal da Alimentação, desenvolvida e executada pela Cosan com o objetivo de capacitar e conscientizar a população nos âmbitos do combate ao desperdício, sustentabilidade, e incentivo à alimentação adequada e saudável.

“Mais importante que promover o debate sobre segurança alimentar e nutricional, é a apresentação dos resultados obtidos. Por meio dos Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, nós buscamos levar conscientização, capacitação e conhecimento para a população de todas as idades sobre o quão fundamental é ter hábitos alimentares adequados e como isso reflete para as pessoas que nos cercam”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O evento será dividido em três painéis temáticos, que acontecerão a partir das 8h30 no Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, em Pinheiros. O Primeiro painel apresentará as ações de Segurança Alimentar e Nutricional na Cidade de São Paulo, reunindo as secretarias envolvidas no tema para apresentações e troca de ideias do que está sendo desenvolvido pelo Poder Público.

O segundo painel, realizado a partir das 10h30, terá como tema “Cadeia do Alimento: o desafio de levar à população alimentos seguros, saudáveis e com sustentabilidade'', debatendo ações relacionadas à cadeia do alimento, campo à mesa da população.

O terceiro Painel, “Geração de renda na periferia com a produção de alimentos saudáveis” será o tema terceiro painel, às 11h30, realizado em parceria com o Observatório da Gastronomia e Coordenadoria da Agricultura, que reunirá chefs e empreendedores que passaram a gerar renda com a produção de refeições saudáveis.

O III Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional faz pare da programação especial da Semana Municipal da Alimentação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Todos os eventos e iniciativas podem ser acessados clicando aqui.

Sobre a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e a Coordenadoria de Agricultura

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - Cosan tem a missão de promover a Segurança Alimentar e Nutricional, no município de São Paulo, especialmente junto à parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de programas, projetos e ações com foco na mitigação da insegurança alimentar e nutricional, na promoção da geração de renda e trabalho e no fomento ao empreendedorismo. 

A Coordenadoria de Agricultura é responsável por implementar ações para desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana. O foco do trabalho da Coordenadoria é promover a inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, emprego e renda, através do fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, promoção da conservação do solo, água e vegetação nativa, fomento a transição para sistemas orgânicos e agroecológicos de cultivo, e desenvolvimento das iniciativas comunitárias e educacionais de agricultura na cidade.

São mais de 1000 locais de agricultura identificados na Plataforma Sampa+Rural, entre Unidades de Produção Agropecuária que produzem hortaliças, frutas e legumes nas zonas rurais e urbanas, na sua maioria de características familiares, além de hortas comunitárias e institucionais

SERVIÇO
III Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional

Data: 17 de outubro
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Centro de Inovação Verde Bruno Covas
Endereço: Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros

Siga a SMDET nas redes sociais