PREFEITURA DE SÃO PAULO

Semana do Patrimônio Histórico programa debates e visitas

O evento faz parte do calendário oficial de datas e eventos do município de São Paulo e acontece entre 5 e 12 de dezembro com o tema: Gestão do patrimônio tombado da cidade

30/11/2009 18h21

Criada para promover o patrimônio histórico, cultural e ambiental paulistano, a Semana do Patrimônio Histórico integra o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo. As atividades acontecem sempre na primeira semana de dezembro e, neste ano, se estendem entre os dias 5 e 12, contemplando desde mesas-redondas até visitas a obras de restauro em andamento.

Dia 5, às 11h, ocorre o debate Arte contemporânea e patrimônio histórico – Conversa sobre a experiência da Capela do Morumbi. O encontro acontece na própria casa histórica e aborda a experiência única do espaço que vem servindo como ambiente para instalações site specific, ou seja, obras de arte criadas especialmente para se adequar ao local.

Outra novidade do evento é a demonstração pública da limpeza de monumentos expostos em áreas como praças e parques, atividade rotineira do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH), que tem sob sua tutela cerca de 400 obras em espaços públicos. Dia 9, entre 9h30 e 11h30, a Ladeira da Memória, localizada ao lado da estação Anhangabaú do metrô, será limpa. No dia seguinte, no mesmo horário, a escultura de Anhangüera, na Avenida Paulista, também passará por esse tratamento.

No oitavo andar do edifício-sede da Secretaria de Cultura e do DPH, um auditório serve como espaço de discussão sobre a questão do tombamento na cidade. Dia 8, a partir das 14h30, representantes das três esferas governamentais – Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) – se encontram para falar sobre a atuação conjunta em relação à preservação do patrimônio histórico.

Visitas monitoradas a prédios públicos, sobretudo aos que estão em obras, proporcionam interatividade à programação. O Theatro Municipal de São Paulo; o edifício Ramos de Azevedo, sede do Arquivo Histórico Municipal; e a Casa Número 1 são os três destinos percorridos.

Veja a programação completa