Perguntas Frequentes

Saiba mais

Veja as respostas às perguntas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela FTMSP.

Você também pode consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-sic).


Sobre a Fundação Theatro Municipal

1 - O que é a Fundação Theatro Municipal?

A Fundação Theatro Municipal de São Paulo é uma instituição de direito público, administração indireta, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura. Foi criada em 2011 com o objetivo de administrar um complexo de equipamentos culturais, corpos artísticos e escolas de formação em música e dança ligados ao Theatro Municipal de São Paulo.

2 - A Fundação Theatro Municipal e o Theatro Municipal são a mesma coisa?

Não. O Theatro Municipal é um equipamento da Fundação Theatro Municipal. Desde a criação da FTMSP, a gestão do Theatro foi designada a uma Organização Social (OS) da área da Cultura, que é a responsável pela Gestão do Theatro Municipal. Portanto, a FTMSP faz o monitoramento e fiscalização das atividades que envolver o equipamento público Theatro Munciipal de São Paulo.

Sobre a Escola de Música do Município

1 - Como faço para me inscrever na Escola Municipal de Música de São Paulo?
Para o ingresso, o candidato deverá participar do processo seletivo que ocorre no meio do ano (junho), ou no final do ano (dezembro), que são disponibilizados em nosso site.

2 - Quais cursos são oferecidos pela Escola Municipal de Música de São Paulo? São todos gratuitos?
Cursos de formação musical — Com duração que varia entre 6 e 12 anos. São eles: Canto Lírico; Clarinete; Contrabaixo; Cravo; Fagote; Flauta doce; Flauta Transversal; Harpa; Oboé; Percussão; Piano; Saxofone; Trombone; Trompa; Trompete; Tuba/Eufônio; Viola; Violão; Violino e Violoncelo. Além dos cursos de formação, a Escola Municipal de Música de São Paulo conta com as Oficinas, cursos de aprofundamento em diferentes áreas do campo musical. Oferecemos as seguintes Oficinas: Oficina de Música Antiga; Ateliê Contemporâneo; Oficina de Fisiologia da Voz e Fonética; Oficina de Regência Coral e Oficinas de Canto Barroco e Cordas Barrocas.

3 - Como faço para me inscrever na Escola Municipal de Música de São Paulo?
Para o ingresso, o candidato deverá participar do processo seletivo que ocorre no meio do ano (junho), ou no final do ano (dezembro), que são disponibilizados em nosso site.

4 - Preciso ter experiência/conhecimento para ingressar no curso?
A Escola Municipal de Música de São Paulo é uma escola técnica-profissionalizante; com isso, há exigências de acordo com o instrumento e a idade do participante dispostas no edital.

Mais informações sobre a Escola de Música (Clique aqui)

 

Sobre a Escola de Dança do Município

1 - Como faço para me inscrever na Escola de Dança de São Paulo?
A Escola de Dança de São Paulo é pública e gratuita, e todas as inscrições devem ser feitas on-line através do site da Fundação Theatro Municipal. Os Cursos Livres têm duração de um ano e o programa de Formação em Dança tem duração de nove anos, divididos em Ciclo Fundamental, Intermediário e Profissionalizante.

2 - Preciso ter experiência/conhecimento para ingressar no curso?
Para iniciantes do Curso Livre e para o primeiro ano do programa de formação não é necessário ter experiência prévia em dança. Porém, a partir do segundo ano do Programa de Formação e para os demais cursos do Curso Livre, é necessário ter conhecimento prévio. Sugerimos ler o edital e manual do candidato no período de inscrição do Processo Seletivo para mais detalhes.

Mais informações sobre a Escola de Dança (Clique aqui)

 

Sobre a Orquestra Experimental de Repertório

1- Qual o significado de Experimental de Repertório?

O nome Experimental foi escolhido em cima de três pilares: primeiro, por ser um estágio da formação, o músico está experimentando com o seu talento; depois, o repertório vai além do clássico europeu e apresenta músicas contemporâneas de diversas nacionalidades e, por último, a orquestra está sempre aberta ao acolhimento e fusão de novas técnicas e tecnologias.

2 - Como faço para ingressar na Orquestra Experimental de Repertório?

Para ingressar na OER, o interessado deverá participar de uma audição presencial, classificatória e eliminatória e passará a integrar uma lista de suplência (nem sempre temos vaga de imediato) a medida que um pré- profissional é desligado, convidamos o primeiro dessa lista para suprir a vaga.

3 - Quando ocorrem audições para suplência da Orquestra Experimental de repertório?

A OER realiza testes para compor lista de suplência, todo ano em duas fases:
Abril testes para violino, contrabaixo, flauta,clarinete e fagote
Agosto testes para viola, violoncelo, oboé, trompa, trompete, trombone e percussão
As listas de suplência resultantes dos testes têm validade de 1 ano

Mais informações sobre a OER (Clique aqui)