Balé da Cidade apresenta dois espetáculos no Teatro João Caetano

'Crônicas do Tempo' e 'Terra Papagallis' são coreografias direcionadas para o público adulto e infantil, simultaneamente

Share/BookmarkCompartilhe

Após a bem-sucedida estreia do espetáculo Paraíso Perdido, de Andonis Foniadakis no SESC Vila Mariana, o Balé da Cidade de São Paulo, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, volta a apresentar duas peças de seu repertório: Crônicas do Tempo, direcionada para o público adulto e Terra Papagallis!, montagem infantil realizada em parceria com o grupo PiaFraus.

As apresentações acontecem no Teatro João Caetano de quinta a domingo entre os dias 12 e 15 e de 19 e 22 de maio às 16h, no caso de Terra Papagallis! e às 21h de quinta a sábado e às 18h aos domingos para as apresentações de Crônicas do Tempo.

CRÔNICAS DO TEMPO
Com direção geral de Lara Pinheiro, diretora artística da companhia, Crônicas do Tempo traz 19 bailarinos em cena e tem trilha sonora especialmente composta pelo Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. O figurino do espetáculo é do estilista João Pimenta que, depois de cinco anos na Casa de Criadores, desfilou sua coleção masculina de verão 2011 na São Paulo Fashion Week.

A coreografia marcou também a inauguração do projeto Laboratório de criação. A montagem conta com a participação do compositor Ed Cortes e dos bailarinos da companhia Jaruam Miguez, Raymundo Costa e Liliane de Grammont e do diretor assistente Luiz Fernando Bongiovanni. Segundo Lara Pinheiro, diretora do BCSP, a colaboração dos bailarinos serve “para a criação de uma linguagem própria e para a formação de uma identidade do grupo”.

O argumento da coreografia é a passagem e a potência do tempo na vida das pessoas. “Esse tema foi um ponto em comum entre todos na hora de montar o espetáculo”, explica a diretora.

TERRA PAPAGALLIS!
Com foco no deslumbramento da jovem Manuela pelo mundo encantado da natureza, o espetáculo coreografado pela diretora do Balé da Cidade de São Paulo, Lara Pinheiro, em parceria com a companhia teatral Pia Fraus, tem rilha sonora original de Guga Bernardo, com supervisão de Marco Boaventura.

O enredo, criado pelo diretor do grupo, Beto Andretta, trata de uma menina que naufraga em uma terra desconhecida, passando a interagir com um mundo novo, habitado por animais e índios em meio à floresta. “Com esse espetáculo, esperamos despertar o respeito, o carinho e a consciência da necessidade de preservação e valorização da natureza que o Brasil tem a sorte e a responsabilidade de possuir”, afirma Andretta.

Serviço:

CRÔNICAS DO TEMPO
Balé da Cidade de São Paulo. Dir. geral: Lara Pinheiro. Dir. de cena: Luiz Fernando Bongiovanni. Intérpretes-criadores: Jaruan Miguez, Raymundo Costa e Liliane de Grammont. Música originalmente composta: Ed Cortes. 40 min. +12 anos.
A coreografia fala sobre a passagem e a potência do tempo na vida das pessoas. Nas apresentações entre os dias 12 e 15, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo executa a música ao vivo.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. Zona Sul. De 12 a 15 e de 19 a 22. 5ª a sáb., 21h. Dom., 19h Grátis (retirar ingresso uma hora antes). Telefone: 5573-3774

TERRA PAPAGALLIS!
Balé da Cidade de São Paulo. Coord. geral e roteiro: Beto Andretta. Coreografia: Lara Pinheiro. Dir. cênica: Adriana Telg e Wanderlei Pyras. 60 min. Livre.
Coreografia em que a companhia trabalha em parceria com o grupo de teatro PiA FraUs para contar a história de uma menina que naufraga em uma terra desconhecida, e passa a interagir com um mundo novo, com seus animais, florestas e índios.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. Zona Sul. De 12 a 15 e de 19 a 22. 5ª a dom., 16h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes). Telefone: 5573-3774