Teatros da Prefeitura de São Paulo recebem peças indicadas ao Prêmio FEMSA 2010

Quatro peças premiadas serão encenadas com entrada gratuita, a partir do dia 2, em três teatros

Share/BookmarkCompartilhe

No ano passado, uma comissão de jurados especializados assistiu a todas as montagens infantojuvenis encenadas na cidade de São Paulo e selecionou as melhores em 17 categorias para concorrer ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem 2010. Das indicadas a Melhor Espetáculo Infantil e Melhor Espetáculo Jovem, foram escolhidas quatro para integrar uma mostra, gratuita, que ocupará, a partir do dia 2, sempre às 16h, três teatros distritais. São elas: “Quem Tem Medo de Curupira?”, “Circo de Pulgas”, “Espoleta” e “Na Arca às Oito”.

Com texto e trilha sonora de autoria do compositor Zeca Baleiro, “Quem Tem Medo de Curupira” é um musical que resgata o universo fantástico das lendas e folclore. No enredo, os personagens Curupira, Boitatá, Caipora, Yara e Saci, acreditando terem sido esquecidos pelas pessoas do século 21, decidem viajar para a cidade grande para resgatar sua  popularidade. A encenação é apresentada dias 2 e 3 no Teatro João Caetano.

A Cia. Circo de Bonecos interpreta “Circo de Pulgas”, obra escolhida o Melhor Espetáculo Infantil de 2010 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). No palco, os personagens Clau e Rani têm a tarefa de treinar uma pulga para brilhar nos picadeiros. Inspirada nos antigos truques ilusionistas dos circos de pulgas, a ideia é resgatar brincadeiras e fantasias perdidas. A peça pode ser vista nos dias 2, 3 e 9 no Teatro Paulo Eiró.

Mesclando música popular com erudita, “Espoleta” traz a Banda Mirim ao lado de atores realizando performances, cantando e tocando diversos instrumentos para ilustrar as confusões de um criado esperto, interpretado pela atriz Claudia Missura, que faz diversas tramoias e arma encontros. O espetáculo é encenado dias 9 e 10 no Teatro João Caetano.

Baseado no texto do alemão Ulrich Hub, “Na Arca às Oito”, da Cia. Paideia de Teatro, é uma fábula na qual três pinguins discutem sobre a existência de Deus, amizade e solidariedade ao terem de enfrentar o grande dilúvio bíblico. Segundo Camila Amorin, atriz da peça, o enfoque desses temas na montagem “procura construir um relacionamento melhor entre os homens”. A encenação fica em cartaz dias 9 e 10 no Teatro Cacilda Becker.

Veja a Programação Completa:

QUEM TEM MEDO DE CURUPIRA?
Texto e músicas: Zeca Baleiro. Dir.: Débora Dubois. Com Daniel Infantini, José Renato, Danilo Grangheia e outros. 70 min. +10 anos.
Musical que resgata o universo fantástico do folclore brasileiro por meio de lendas protagonizadas pelos personagens Curupira, Boitatá, Caipora, Yara e Saci. Acreditando terem sido esquecidas pelas pessoas do século 21, elas resolvem fazer uma viagem até a cidade grande com o propósito de resgatar sua popularidade e auto-estima.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dias 2 e 3, 16h  

CIRCO DE PULGAS
Cia. Circo e Bonecos. Concepção e coord.: Claudio Saltini. Dir.: Teka Queiroz. Com Claudio Saltini, Raniere Guerra e Kleber Brianez. 55 min. +3 anos.
Brincando de faz-de-conta, os amigos Clau e Rani decidem montar um circo. Como os truques não funcionam e nada sai como planejado, resolvem treinar uma pulga de verdade.
| Teatro Paulo Eiró. Zona Sul. Dias 2, 3 e 9, 16h

ESPOLETA
Texto e dir.: Marcelo Romagnoli. Músicas e dir. musical: Banda Mirim. Com Claudia Missura, Rubi, Tata Fernandes e outros. 70 min. +7 anos.
A peça mostra o encontro da cultura popular com o universo da ópera. Espoleta é um criado esperto que vive de tramoias e armando encontros. Por seu intermédio, acabam se reunindo em um castelo: seu patrão, um barão desafinado que deseja ser cantor de ópera e uma trupe de artistas de circo-teatro. Nesse encontro, a filha da cozinheira do nobre e um dos atores se apaixonam.
| Teatro João Caetano. Zona Sul. Dias 9 e 10, 16h  

NA ARCA ÀS OITO
Cia. Paideia de Teatro. Texto: Ulrich Hub. Trad.: Christine Röhrig. Dir.: Amauri Falseti. Com Aglaia Pusch, Camila Amorin, Fábio Coutinho e outros. 50 min. +6 anos.
Enquanto discutem sobre a existência de Deus, três pinguins presenciam o dilúvio e uma pomba entrega para eles dois bilhetes para serem entregues na arca de Noé.
| Teatro Cacilda Becker. Zona Oeste. Dias 9 e 10, 16h  

Serviço: Retirar ingresso uma hora antes. Gratuito. Livre.
| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa, Zona Oeste. Tel. 3864-4513. 195 lugares.
| Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, Zona Sul. Tel. 5573-3774 e 5549-1744. Próximo da estação Santa Cruz do metrô. 436 lugares.
| Teatro Paulo Eiró. Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro, Zona Sul. Tel. 5546-0449 e 5686-8440. 600 lugares.