Cia. Les Commediens Tropicales encena Ibsen

Pato Selvagem' aborda, de 5 a 27, ponderações sem respostas sobre verdades e mentiras no Teatro João Caetano

“Eis o terrível de tudo: não sei o que devo pensar ou qual mentira acreditar, e jamais saberei.” Dita pelo fotógrafo Anselmo Ekdal, personagem da peça O Pato Selvagem, a frase encerra em si as questões levantadas na obra escrita em 1884 pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Encenada pela Cia. Les Commediens Tropicales, de 5 a 27, no Teatro João Caetano, a peça aborda ponderações sem respostas sobre verdades e mentiras.

A trama apresenta um homem imerso em um lar cercado de meias verdades, na companhia de sua mulher, sua filha e seu pai. Essa situação sofre profundas modificações quando um amigo de infância, em busca de justiça a todo custo, reaparece e procura revelar a parte escondida das verdades que sustentam as relações dessa família. Depois disso, o enredo passar a discutir sobre as verdades necessárias e as mentiras indigestas que tornam a vida cotidiana suportável.

Na releitura feita pela companhia, o texto foi adaptado para contextualizar o drama familiar às questões contemporâneas. “Em certos momentos, no palco, os personagens são revistos como avatares de videogames ou bonecos infantis para atualizar a estrutura típica de um drama do século 19”, afirma um dos atores, Carlos Canhameiro, responsável também pelo texto final.    

A montagem utiliza recursos multimídia, como a tecnologia de “videomapping”, que produz projeções para serem desenhadas sobre os figurinos, todos na cor branca, e em espaços específicos do cenário composto por placas móveis de 3 metros de altura e manipuladas durante a encenação.  

Embalada por uma sonoridade eclética, a trilha é composta por canções gravadas e outras executadas ao vivo, mesclando músicas dos anos 1970 com baladas atuais. O espetáculo tem apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

Serviço: Teatro João Caetano. Zona Sul. De 5 a 27. Sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)