Espiritualidade inspira espetáculo de dança

Experimentus Cia. de Dança apresenta 'Dominiq – Um Estudo sobre Espiritualidade', de 17 a 20, na Galeria Olido

Share/BookmarkCompartilhe

A partir de questionamentos surgidos na mente do homem desde sua existência, foi concebido o espetáculo Dominiq – Um Estudo sobre Espiritualidade, apresentado pela Experimentus Cia. de Dança, de Fortaleza (CE), de 17 a 20, na Galeria Olido. Dirigida e criada por Paulo Lima, a coreografia fala sobre espiritualidade em seu sentido mais amplo, sem focar na religião ou liturgia. Segundo Lima, o tema desperta muitas dúvidas. “Perguntas como: De onde viemos e para onde vamos? Existe uma força maior que nos guia, ou estamos apenas perdidos no meio da imensidão do universo? são comuns aos seres humanos.”

Além dessas incertezas, outra fonte de inspiração para o trabalho foram as andanças que o grupo fez por Portugal e França, especialmente um laboratório realizado em parceria com a coreógrafa francesa Matilde Mounier.

No palco, dois intérpretes, Ana Souza e Wagner Beulk, abordam a proposta por meio de movimentos sutis e, ao mesmo tempo, precisos e expressivos, acompanhados por trilha sonora composta de colagens de obras eruditas de piano e cantos isolados. A encenação conta ainda com outras expressões artísticas, como a dramaturgia e a recitação de textos do poeta Augusto dos Anjos e de versos das composições de Cazuza. Os figurinos são discretos e utilizam uma cartela de cores neutras e primárias. “A ideia é deixar a cena limpa para que o público crie seu próprio conceito de plano espiritual, se de fato existir um”, conta o coreógrafo.

O espetáculo já foi apresentado nos festivais europeus Tarptautinis Modernaus Sokio Festivalis, na Lituânia, e Montpellier Danse, na França.

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. Centro. De 17 a 20. De 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)