Ópera natalina é encenada no Teatro João Caetano

‘Amahl e os visitantes da noite’, ópera em um único ato, tem três apresentações antes do Natal

Share/BookmarkCompartilhe

A Secretaria Municipal de Cultura promove o espetáculo natalino Amahl e os Visitantes da Noite dias 10 e 11 de dezembro, às 21h e dia 12, às 19h, no Teatro João Caetano. A ópera, escrita em um único ato pelo compositor italiano Gian Carlo Menotti, narra a comovente história de um menino chamado Amahl, que vivia na Judéia na época do nascimento de Jesus Cristo.

A trama se passa em uma noite fria de inverno o pobre garoto Amahl precisava de muletas para caminhar e vê uma bela estrela se movendo no céu. Intrigado, conta o fato para sua mãe que não acredita. Pouco tempo depois os dois ouvem sonoras batidas na porta do casebre.  São os três Reis Magos que estavam seguindo a estrela brilhante em busca do menino rei que acabara de nascer. Os visitantes são recebidos com festa por toda a vizinhança. Depois das comemorações todos vão dormir.

No silêncio da noite, a mãe de Amahl não consegue desviar seus olhos do ouro que os visitantes traziam. Pensando em ajudar seu filho ela pega uma das peças de ouro e é presa no mesmo momento. Todos acordam e Amahl clama por sua mãe. Comovidos os três reis magos a libertam. Em agradecimento, o menino resolve dar sua muleta de presente para o menino rei e quando a ergue começa a andar pela primeira vez sem seu auxílio.

A ópera foi concebida especialmente para o canal norte americano de televisão NBC (National Broadcasting Corporation). Sua primeira exibição aconteceu no dia 24 de dezembro de 1951. Alguns meses depois, foi encenada no New York City Opera. Este espetáculo natalino é um dos mais encenados e conhecidos nos EUA.

A soprano Dênia Campos representa o protagonista e a meio-soprano Eloisa Baldin, a sua mãe. Completam o elenco os solistas Paulo Queiroz, Sandro Bodilon, Carlos Eduardo Marcos e Eduardo Paniza. Com direção cênica de João Malatian, a montagem conta ainda com as participações do Coral Lírico, sob a regência de Mário Zaccaro; da Camerata Municipal (com músicos da Orquestra Sinfônica Municipal) e da pianista Karin Uzun, sob a regência de Erica Hindrikson; e do Corpo de Baile Jovem da Escola Municipal de Bailado, coreografado por Saloly Furtado. Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados uma hora antes de cada apresentação.

Esta apresentação que finaliza a programação especial em comemoração dos 30 anos das Vesperais Líricas. Em 1980, foi lançado, pela Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Pró-Ópera, que deu origem a esta série que apresenta trechos ou óperas inteiras.

Serviço: Amahl e os visitantes da noite. Teatro João Caetano. End.: Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino. Zona sul. Tel.: 5573-3774. Dias 10 e 11, às 21h e dia 12, às 19h. Grátis (Retirar ingressos com 1 hora de antecedência).