Grupo Tapa encena duas peças de Pirandello

'Limões da Sicília' e 'O dever do médico', da fase inicial do autor italiano, estão em 'Amargo Siciliano', em cartaz de 1º de outubro a 7 de novembro no Teatro Cacilda Becker

Share/BookmarkCompartilhe

Um dos fundadores do teatro contemporâneo, o autor italiano Luigi Pirandello ficou conhecido, entre outros fatores, por contrastar em seus textos os opostos, como o mundo rural do urbano e o presente do passado. Nessa linha estão as peças Limões da Sicília e O dever do médico, escritas na fase inicial da carreira do dramaturgo. Os textos foram reunidos pelo grupo Tapa na montagem de Amargo siciliano, espetáculo que volta aos palcos, a partir do dia 1º, no Teatro Cacilda Becker, com direção de Eduardo Tolentino.

Em Limões da Sicília, o reencontro de um músico do interior com uma famosa cantora radicada no norte da Itália é o mote para a narrativa que gira em torno dos mundos distintos dos personagens. Apresentado na sequência, O dever do médico aborda questões éticas que envolvem relações profissionais, privadas e em sociedade, colocadas em cheque. “Pirandello faz uma anatomia dos dramas que permeiam o universo italiano, entre histórias de vingança e paixões, mas do ponto de vista do que está por trás dos fatos”, comenta Tolentino sobre a escolha de trabalhar a obra do autor. “Em O dever do médico, ele já demonstrava as características que o elevariam a grande nome do teatro mundial a partir da década de 1950.”

Outras características do dramaturgo são a forma como destaca as relações entre mulher e homem, aprofundada no conflito de sexos em detrimento do equilíbrio; e a grande dose de humor, ainda que amargo. Sua peça mais famosa é Seis personagens à procura de um autor.

Dando prosseguimento à pesquisa de investigação de linguagem da última montagem, Camaradagem, de August Strindberg, que rendeu ao Tapa o prêmio de melhor espetáculo pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2006, o grupo pretende estender o trabalho com Pirandello. Além de leituras, novas traduções e oficinas, encenar outras peças do dramaturgo estão no projeto, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro em 2007.

Serviço: Teatro Cacilda Becker. 195 lugares. Rua Tito, 295 - Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513. De 1º/10 a 7/11 (dias 3 e 31/10 não haverá apresentações devido às eleições). 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10