O monólogo 'Cartas a um jovem poeta' faz últimas apresentações, dias 20, 21 e 22, no Teatro Zanoni Ferrite

Na sexta-feira, dia 20, haverá um bate-papo com o público, depois do espetáculo, e o sorteio do livro do autor, Rainer Maria Rilke

Share/BookmarkCompartilhe

Adaptado da obra do escritor alemão Rainer Maria Rilke, o espetáculo Cartas a um jovem poeta, montado pela Cia. do Poeta, faz suas últimas apresentações, dias 20, 21 e 22 de agosto, no Teatro Zanoni Ferrite, recém inaugurado na Zona Leste.

Dirigida pelas mãos de Claudio Cabral e Ivo Müller, a peça utiliza, além do texto mais conhecido do autor, cujo título é o mesmo da encenação, trechos da correspondência com Lou Salomé, das Elegias de Duíno e dos romances Ewald Tragy e Os cadernos de Malte Laurids Brigge.

Interpretado por Ivo Müller, o monólogo se dá a partir da troca de cartas entre o escritor alemão e um jovem indeciso sobre que carreira seguir, a militar ou a literária. Entre os temas intrínsecos estão a formação humana, a criação artística e a importância do autoconhecimento e do contato com a natureza.

No cenário, um dos quartos onde o poeta se hospedou em inúmeras viagens é retratado por um cômodo com janelas vazadas. Criado pelo grupo, o ambiente é uma metáfora sobre a transição do mundo interior para o exterior, o consciente e o inconsciente, onde o escritor se encontra com seus fantasmas, materializados em forma de bonecos, inspirados na obra de
Tadeusz Kantor. O trabalho de Kantor com cenografia, no final da década de 40, o consagrou como vanguardista, ao utilizar bonecos na posição de atores reais.

Rainer Maria Rilke é considerado um dos maiores poetas do século 20. Influenciado pela escritora Lou Andreas-Salomé, também amiga e colaboradora de Freud e Nietzsche, passou a assinar Rainer em seus trabalhos. Referência para artistas como J. D. Salinger e Martin Heidegger, o autor tem sua obra marcada pelo tratamento da forma e pelas imagens inesperadas, de onde celebra a união transcendental do mundo e do homem numa espécie de “espaço cósmico interior”.

Serviço: Teatro Zanoni Ferrite. 195 lugares. Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste. Tel. 2216-1520. De 23/7 a 22/8. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. R$ 10