Peça infantil 'A Revolução dos Bichos' faz temporada no Teatro Zanoni Ferrite

Baseado na obra de George Orwell, o espetáculo, da Cia. Fractal, entra em cartaz, dia 14 de agosto, a preço popular (R$10)

Share/BookmarkCompartilhe

No ano em que se completam 65 anos da principal obra publicada por George Orwell, a Cia. Fractal apresenta, a partir do dia 14 de agosto, a peça homônima, A revolução dos bichos, voltada para o público infantil, no Teatro Zanoni Ferrite.

A história é contada por um grupo de animais, liderado por um porco, que, revoltado com o trabalho excessivo e o tratamento tirânico de seu dono, decide se rebelar e assumir a fazenda onde mora. Logo começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, que farão da granja um arremedo grotesco da sociedade humana.

Publicado em 1945, o livro de Orwell foi imediatamente interpretado como uma fábula satírica sobre os descaminhos da Revolução Russa, chegando a ser utilizada pela propaganda anticomunista, o que deturpava o objetivo do autor. Orwell pretendia se manifestar contra o totalitarismo em qualquer regime de governo.

Em discussão ainda hoje, tais temas como a desigualdade social e a concentração de poder e de riquezas em determinadas mãos foram escolhidos pela companhia por se tratar de uma fábula fantástica que atinge diversas gerações.

Criada em 2003, a Cia. Fractal iniciou seus estudos baseados em personalidades do teatro mundial como Peter Brook, Constantin Stanislavsky e Harold Pinter, que resultou no primeiro espetáculo Velhos tempos, dirigido por Bruno Perillo, em 2006. No repertório estão as peças O campo, de Martin Crimp; e O circo invisível, de Edgar Bustamante.

Serviço: Teatro Zanoni Ferrite. 195 lugares. Av. Renata, 163 - Vila Formosa. Zona Leste. Tel. 2216-1520. De 14/8 a 19/9. Sáb. e dom., 16h. R$ 10