Seres Folclóricos protagonizam a peça 'Encanto de Boto e Yara'

A montagem do grupo JACA EST faz temporada popular, de 7 de agosto a 12 de setembro, no Teatro João Caetano

Share/BookmarkCompartilhe

Relembrando personagens folclóricos, o espetáculo infantil Encanto de Boto e Yara, do grupo A JACA EST, entra em cartaz, dia 7 de agosto, no Teatro João Caetano. A direção é de Chico Cabrera.

Escrita por Elizabeth Cavalcante e Geraldo Fernandes, que também integram o elenco, a peça conta a história do casal de Xamãns das águas e das matas, representantes dos povos indígenas da Amazônia. Utilizando adereços e instrumentos musicais, os dois remam em suas canoas rumo ao ponto em que se encontram o Rio Solimões e o Rio Negro.

Segundo a lenda popular, é nesta conjunção das águas que acontece o ritual de celebração, onde os seres mágicos e mitológicos, Boto e Yara, se encontram.

Na encenação, juntam-se aos dois atores, os músicos Márcio Medeiros (vocal e teclado) e Rogério Guardiano (percussão). De maneira lúdica, o grupo mistura arte oral, técnicas de manipulação de objetos, adereços típicos, cantigas e danças indígenas do folclore brasileiro. Tarcísio José assina a direção musical.

Fundada em 1979, como parte da Cooperativa Paulista de Teatro, a companhia fez seu primeiro trabalho, Os fuzis da senhora carrar, de B. Brecht, como forma de expressão política diante do cenário encontrado no período de ditadura militar. Da adaptação de obras literárias para as demais montagens, o grupo passou a incorporar também música e dança aos espetáculos com o intuito de alcançar as diversas camadas sociais. O nome escolhido, A JACA EST, recria antropofagicamente a célebre frase de Júlio César (Imperador Romano): “Alea Jacta Est”, que significa: “A Sorte está Lançada”.

Serviço: Teatro João Caetano. 436 lugares. Rua Borges Lagoa, 650 - Vila Clementino. Zona Sul. Tel. 5573-3774. De 7/8 a 12/9. Sáb., e Dom., 16h. R$ 10