Lenda romana ganha versão em teatro infantil

'A incrível batalha pelo tesouro do Laduê' está em cartaz, até o mês de julho, no Teatro Cacilda Becker

Share/BookmarkCompartilhe

Uma história contada por diversas mãos, vozes e ideias. Talvez seja essa uma das formas de definir a essência do fazer teatral e serve também para resumir a concepção da peça A incrível batalha pelo tesouro do Laduê. Encenado no Teatro Cacilda Becker desde o dia 6 de junho, o espetáculo rendeu a seu autor, Ivan Ribeiro, o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem na categoria revelação de 2009. Com direção de Marcelo Gianini, a montagem uniu as companhias Estrela D’Alva e Lona de Retalhos.

Baseado na trajetória de Horácio, o heroi que venceu seus inimigos por meio da astúcia e fez Roma reinar sobre Alba, o texto, desenvolvido a partir de uma ideia do diretor, foi construído apoiado nas dramaturgias de peças sobre o personagem mítico, escritas por Bertolt Brecht, Heiner Müller e Pierre Corneille.

Utilizando linguagem clownesca, as relações de poder contidas na guerra lendária entre as duas cidades são retratadas com a prudência necessária ao entendimento infantil.

A narrativa é protagonizada por três palhaços, de nações diferentes, que são enviados por seus governos à fictícia Península de Laduê para combaterem por um tesouro encontrado nas escavações arqueológicas do local.

Atuando ao lado de Carina Prestupa e Lígia Helena, Ribeiro defende as improvisações e o material adicionado pelos outros atores e pelo diretor ao texto original enquanto o espetáculo era desenvolvido. Segundo ele, o trabalho é conjunto e se modifica até hoje, a cada apresentação. Além disso, a linguagem de clown possibilita uma enorme variedade de materiais criativos para o dramaturgo durante a concepção, principalmente, quando ele é também um dos atores em cena, como foi o caso.

Serviço: Teatro Cacilda Becker. 195 lugares. Rua Tito, 295 - Lapa. Zona Oeste. Tel. 3864-4513.
Livre. 60 min. De 6/6 a 11/7. Sáb. e dom., 16h. R$ 10